Hoje vamos falar de uma discussão levantada no mundo da moda, a capa da Vogue britânica que faz uma “homenagem” as modelos africanas de sucesso.
A foto é de um fotógrafo brasileiro, a polêmica é a manipulação da cor da pele das modelos.
Numa das fotos da capa do exemplar de fevereiro de 2022 as modelos estão em um cenário com ar sombrio, a iluminação tem um ar sinistro que deixa todas irreconheciveis, todas vestindo preto. A capa macabra não passa nenhuma ideia da individualidade de cada uma.
Além de estarem de peruca, o tom de pele delas foi alterado para tons muito mais escuros. Isso deixou muita gente se perguntado o porquê da foto!
O fotógrafo “afro-brasileiro” não quis responder certas perguntas sobre sua obra, muito menos a revista se pronunciou.
No Instagram da revista é possível ver um vídeo de toda a produção das fotos, nele é possível ver como realmente ficaria a capa sem a manipulação dos tons de pele, ele é filmado em iluminação natural.
Em se tratando de mulheres negras, raramente tivemos capas com elas, está capa da Vogue conseguiu com sua circulação ampla levantar várias discussões e também conseguiu que várias mulheres negras se identificassem com a edição.
A pergunta que paira no ar é: ” Será que está capa no fundo está nos colocando para repensar os padrões de beleza que temos enraizados inconscientemente?”
Com certeza o “olhar” branco está sendo questionado nesta edição.
Então, vamos refletir nessa capa? A mudança leva tempo, está acontecendo mais rápido a cada ano, e é ótimo termos conteúdo que levante essas e outras questões super relevantes nessa transição “planetária”.
Paola Simões
Designer de Moda
Colunista de moda do Portal RC24h
Visual Merchandising e Programadora Digital da Ekkos/Ekkids e Ekkids Baby
Professora de Hatha Yoga
22 988517570
22 988103539
@aquelapaolasimoes