É gente, a vitória de Donald Trump já revela impacto no mundo da moda.
Assim que Donald foi vitorioso, as ações das gigantes Nike, Lululemon e Gap, as maiores marcas locais caíram.
Na última quarta-feira (6 de novembro de 2024), a internet ferveu com a disputa entre Trump e Kamala, várias misturas de emoções!
Na última década o mercado da moda norte americana vem sofrendo bastante, e isso também reflete nos outros países. Inclusive as medidas de políticas restritivas, nacionalistas, aumento das tarifas sobre produtos importados, anti-imigrantistas, retrocesso nas pautas de sustentabilidade e inclusão foram assuntos apontados nos veículos de informação.
Se segurem para passarem por uma grande turbulência e mudança no mercado da moda mundial. Vou até adiantar aqui uma dica… Brechó é o futuro!
Para entender, a eleição de Trump tem uma abordagem nacionalisa, ou seja, o comércio interno norte-americano como centro. A campanha American First é o exemplo disso, ela incentiva a produção dentro do país usando matéria-prima local, acabando assim com a concorrência chinesa.
Ele promete gerar milhões de novos empregos para o mercado da moda até 2027, tapando o buraco do declínio de 30% aos profissionais de moda.
Bem, na questão de produção isso afeta principalmente a compra de matéria prima que vinha da China, pois os impostos subiram de 20 a 30%, o que impactou o preço final dos produtos de luxo vindos da Europa. O mercado norte-americano é um dos principais consumidores do mercado de moda de luxo!
Segundo um dos estudos do BoF, Federação Nacional de Varejos, as tarifas que Trump propõe prejudicam o poder de compra dos consumidores em US$ 50 bilhões, ou mais, a cada ano.
Em relação à sustentabilidade, todos sabemos que Trump é um negacionismo climático, com isso é provável que sustentabilidade não seja mais uma prioridade das marcas de moda e acessórios.
Quem conhece o discurso político dele, já percebeu que imigrantes legais e ilegais não são bem vindos, e ele promete rever a estadia dos imigrantes no país, estudos dão conta de que a maioria de mão de obra bruta do mercado de moda vem dos imigrantes, e isso não tira emprego dos norte-americanos. Vamos esperar para ver!
O incentivo a produção local é importante, porém o país luta com a falta de profissionais para a demanda alta que a rapidez da internet tem pedido. Apesar disso tudo, os empresários estão otimistas com o futuro do mercado de moda no país, estão animados com a possibilidade de novas carreiras e profissões que estavam centralizadas na China, retornarem ao país. Estudantes de moda também estão esperançosos com a volta ao mercado de trabalho.
É o fortalecimento do American Made. Não se assustem se começarem a perceber o uso de símbolos e cores da América na produção têxtil, possivelmente um grande nacionalismo irá contagiar designers.
Uma coisa preocupante que também promete prejudicar toda a engrenagem do mercado de moda é a taxação de impostos. Os ricos e donos de empresas continuaram sem pagar grandes impostos e a classe média alta e baixa, inclusive os pobres continuaram pagando grandes impostos, que os ricos e grandes empresas não pagaram.
Vamos esperar e ver o quanto isso vai nos impactar aqui no Brasil.
Eu incentivo vocês a pesquisarem melhor este assunto, não aprofundei, só fiz um resumo. Mas acho importante até para quem não produz, mas gosta de moda, entender o que podemos e iremos enfrentar em breve.
Não estou demonstrando minha opinião política, tudo aqui escrito é baseado em estudos e informações que estão sendo veiculadas. Minha opinião e predileção política só cabem a mim.
Vamos ficar atentos aos novos rumos que o planeta está nos proporcionando.