MODA RC24h / PAOLA SIMÕES: Moda e Ativismo! Combina?

Há algumas semanas, as redes sociais estavam num sururu tremendo só por conta do tal produto: o vermelhinho boné do Movimento dos (a) Trabalhadores Sem Teto (MST)

286

Fiz uma compra um dia desses, e logo que meu pedido foi despachado recebi um email do vendedor me comunicando um fato interessante sobre meu produto.

looks-com-boné-do-MST.jpg

Acontece que a algumas semanas as redes sociais estavam num sururu tremendo só por conta do tal produto. E que produto é esse tão polêmico? Acreditem se quiser, é um simples boné inocente, o vermelhinho boné do Movimento dos (a) Trabalhadores Sem Teto, o MST.

image.webp

No Twitter teve gente que criticou o uso do  boné por pessoas que não fazem parte do movimento sem ser de forma ativista e política, apenas como acessório para curtir balada, ir a praia e praticar esportes.O babado foi tão grande que o próprio MST soltou uma notinha em suas redes sociais comunicando aos usuários do produto que fujam de polêmicas e continuem usando o boné livremente.

FNcGzHZVQAUgY6Z.jpg

Oficialmente o comunicado dizia: “O boné do MST é um símbolo da organização, assim como a bandeira, o hino, a lona preta, a foice e o facão.A luta dos e das Sem Terra é uma luta de todos e todas. Para o MST é muito importante encontrar o símbolo da organização não só no campo, mas também na cidade. Hoje, amigos, parceiros e defensores da Reforma Agrária Popular também utilizam o boné para homenagear a organização, as famílias Sem Terra, mas também demarcar seu apoio à luta do Movimento. Isso, inclusive, é um avanço na luta contra a criminalização da organização”.

image_processing20200201-29235-ocvkrc.jpg

Como a polêmica toda começou no Twitter, vários usuários que também haviam comprado o boné trataram de postar fotos com o vermelhinho fashion da vez. O enxame de fotos só viralizou porque rolou um comentário sobre apropriação cultural, mesmo depois do MST ter divulgado o tal comunicado. Foi aí que a jiripoca piou, fez surgir Laura, uma das responsáveis pela redação do MST. Laura Sabino divulgou um vídeo incentivando os cidadãos a usarem o boné, espalhando a marca do MST por todos os lugares, inclusive festinhas e baladinhas..rsss. Não é de hoje que tem gente usando o boné, eu mesma só comprei porque o que eu tinha desde 2016 na cor preta desbotou. Muito antes já era super tendência usar peças de movimentos democráticos pelas ruas e litoral de São Paulo.

captura-de-tela-2018-12-26-as-10-06-04-600x260.webp

A Laura Sabino também salientou a importância de comprar os produtos do movimento, além de ajudar financeiramente a causa, também ajuda a desmistificar a visão negativa, o MST é um movimento difamado e severamente criticado. 

calca-jeans-top-jeans-bone-vermelho.jpg
calca-jeans-jaqueta-e-blusa-preta-coturno-e-bone-vermelho.jpg
looks-com-bone-mst.jpg

Bem, o boné do MST virou acessório burguês? O que vocês acham dessa moda?kkkkkkkk…louca pra ver os comentários, me divirto! Bora causa!

benicio.jpg
1647048281622bf659ec37b_1647048281_3x2_rt.jpg

Paola Simões
Designer de Moda
Colunista de moda do Portal RC24H
Visual Merchandising E Programadora Digital da Ekkos/Ekkids e Ekkids Baby
Professora de Hatha Yoga
22 988517570
22 988103539
@aquelapaolasimoes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui