O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, estará na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (6) para acompanhar a realização de perícia conectada em São Pedro da Aldeia, às 9h. Em seguida, o ministro seguirá para a Agência de Araruama, que também começou a utilizar telemedicina para avaliações médico-periciais.
Os exames abrangidos pela perícia conectada incluem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), o benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez/doença) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência, além dos exames de reavaliação e de avaliação biopsicossocial de deficiência.
Atualmente, 104 Agências da Previdência Social (APS) no país atendem por telemedicina. As próximas cidades fluminenses a receber perícia conectada são: Paraty, Maricá, Cabo Frio, Itaguaí, Casimiro de Abreu e Belford Roxo.
Teleperícia
A perícia conectada é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para diminuir o tempo de espera por perícia médica. O atendimento é feito na agência do INSS de forma remota em sala específica e individualizada.
A escolha da região a receber essa modalidade de atendimento leva em conta as seguintes situações: ausência de perito médico lotado na agência, tempo de espera por perícia elevado na localidade e necessidade de longos deslocamentos por parte do segurado para receber atendimento.
Balanço
De 11 de fevereiro a 31 de dezembro de 2024 foram realizadas 66.403 perícias conectadas em todo o Brasil.
SERVIÇO:
Agência do INSS de São Pedro da Aldeia
Local: Rua Francisco Santos Silva, 64 – Centro
São Pedro da Aldeia – RJ
Agência do INSS de Araruama
Local: Rodovia Amaral Peixoto, 125
Outeiro, Araruama – RJCategoria
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.