Foi lançado, nesta quarta-feira (31), o segundo edital do projeto Bolsa-Formação , com 63.332 vagas para profissionais de segurança pública. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) conta com investimento de R$ 57 milhões e estará com as inscrições abertas de 12 a 19 de agosto, por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Púbica.
As capacitações, ministradas na modalidade de ensino à distância (EaD) e com duração máxima de um mês, são voltadas aos servidores efetivos e ativos das polícias militar, civil e penal, bombeiros militares, peritos criminais e guardas municipais. Ao final dos cursos, os profissionais que tiverem seus pedidos aprovados receberão o pagamento único de R$ 900. Somente poderão se inscrever os profissionais de instituições das unidades federativas que aderiram ao Bolsa-Formação e ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Abordagem diversificada
A iniciativa é conduzida pelas secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Nacional de Políticas Penais (Senappen). A equipe técnica da Senappen será responsável pela habilitação das inscrições e homologação dos pedidos para os cursos dos policiais penais estaduais e distritais. Já a equipe técnica da Senasp cuidará dos cursos destinados aos policiais militares, civis, bombeiros militares, peritos criminais e guardas municipais.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, a segunda edição do Bolsa-Formação reforça o compromisso do MJSP com a valorização e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública. “Os cursos cobrem tópicos essenciais para a segurança pública no país e foram desenvolvidos com a colaboração de profissionais de diversos órgãos de segurança pública, acadêmicos e organizações da sociedade civil. Isso garante uma abordagem diversificada e complementar, refletindo uma ampla gama de experiências e perspectivas”, destaca.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.