O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, anunciou na última quinta-feira (6) a criação de um canal exclusivo para o recebimento de informações de ameaças e ataques contra escolas. A medida faz parte da Operação Escola Segura e tem como objetivo garantir a segurança da comunidade escolar em todo o país.
Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias, disponível no site do MJSP, e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataque às escolas e a comunidade escolar. As denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.
De acordo com o Ministério da Justiça, todas as denúncias serão cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). A partir daí, serão adotadas as medidas necessárias para identificar e responsabilizar os autores das ameaças.
A criação do canal de denúncias é uma das ações da Operação Escola Segura, que visa prevenir e combater ameaças e ataques às escolas. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reforça a importância da colaboração da população no combate a esse tipo de crime, ressaltando que qualquer informação pode ser útil para garantir a segurança da comunidade escolar.
Para acessar o canal de denúncias, basta entrar no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e reportar o endereço suspeito. O formulário é anônimo e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários será mantida sob sigilo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.