Quase quatro anos após o assassinato de Gilcinei de Oliveira, o militar da Marinha Sergio Mauro Borgatti foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado. O júri popular foi realizado nesta quinta-feira (31), no Fórum de Saquarema, começando às 13h e se estendendo até por volta das 22h.
Além da condenação criminal, a Justiça determinou a expulsão de Sergio da Marinha do Brasil. Esta foi a quarta tentativa de realização do julgamento — as três anteriores foram adiadas devido a ausências não justificadas por parte da defesa.
Na última tentativa frustrada, ocorrida em 2 de julho, o juiz Dr. Andrews Francis decretou a prisão preventiva do acusado, atendendo a pedidos do Ministério Público e do assistente de acusação, o advogado Tiago Camarinha.
O homicídio aconteceu em agosto de 2021, no bairro de Vilatur, em Saquarema. De acordo com as investigações da Polícia Civil, a motivação teria sido uma desavença relacionada a uma obra. Gilcinei foi morto em uma emboscada quando saía da casa da mãe. Um motociclista emparelhou com o veículo em que ele estava e disparou tiros à queima-roupa, fugindo em seguida.
No momento do crime, a companheira de Gilcinei estava em Bacaxá, escolhendo o vestido de noiva. Os dois se preparavam para oficializar a união no mês seguinte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.