Quase quatro anos após o assassinato de Gilcinei, em Saquarema, o militar da Marinha Sérgio Mauro Bogarte foi preso preventivamente nesta quarta-feira (2). A medida foi determinada pelo juiz Andrew Francis Maciel, após a ausência da defesa do réu pela terceira vez consecutiva em sessões do Tribunal do Júri. O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público e pelo advogado Tiago Camarinha, assistente de acusação no processo.
“A prisão preventiva é um passo importante para garantir que o julgamento finalmente aconteça, após tantas manobras protelatórias. A família de Gilcinei espera por justiça há quase quatro anos, e o mínimo que se espera é que o réu responda pelos seus atos perante o Tribunal do Júri”, declarou o advogado.
Um novo julgamento está marcado para o dia 31 de julho, pela quarta vez.
Relembre o caso
O crime aconteceu em agosto de 2021, no bairro Vilatur. De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Civil, Gilcinei foi morto com vários tiros à queima-roupa enquanto saía de carro da casa da mãe. Ele foi surpreendido por um homem de moto que emparelhou com o veículo e atirou diversas vezes antes de fugir.
A motivação, segundo a investigação, teria sido uma desavença relacionada a uma obra. No momento do assassinato, a companheira de Gilcinei estava em uma loja no bairro de Bacaxá escolhendo o vestido para o casamento do casal, marcado para o mês seguinte.
A morte gerou forte comoção em Vilatur, onde Gilcinei era conhecido como um homem de família, honesto, trabalhador e querido pelos amigos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.