back to top
sábado, setembro 28, 2024
InícioMeio AmbienteAnimaisMicos morrem eletrocutados tentando ultrapassar fiação de Búzios

Micos morrem eletrocutados tentando ultrapassar fiação de Búzios

Incidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (24), no pórtico da cidade

Uma triste ocorrência foi flagrada por moradores de Búzios nesta segunda-feira (24). Segundo imagens, micos estão morrendo ao tentar atravessar fiações elétricas do pórtico da cidade, que fica localizado em Cem Braças.

O fato foi registrado pela manhã, quando moradores caminhavam pelo local e, conforme relato, acabaram se deparando com alguns corpos dos micos caídos ao chão, já em óbito. Após o susto inicial, eles acionaram as autoridades ambientais para recolherem os corpos.

Moradores afirmam que a suspeita é que os micos tenham sofrido choques elétricos ao atravessar as fiações. Testemunhas apontam, ainda, que os animais caíram durante tentativas frustradas de ultrapassagem.

“Que tristeza! Um absurdo Búzios não olhar para esses animais, um descaso”, disse uma moradora, revoltada com a situação. “Poxa, tinha que fazer uma passagem para eles, né? Tipo uma ponte em cordas”, complementou outra.

Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Búzios, questionando quais medidas estão sendo tomadas para que estes incidentes parem de ocorrer. Em nota, o município esclareceu que não tinha conhecimento sobre os fatos, contudo, está considerando a contratação de um estudo técnico para lidar com a situação, tendo em vista que essa espécie não é nativa na região. Leia:

“A Prefeitura de Búzios foi informada sobre a ocorrência de micos sendo eletrocutados ao tentarem atravessar o Pórtico da cidade. Em resposta, esclarecemos que desconhecíamos tal problema, mas já estamos tomando providências para apurar a situação e garantir a segurança dos animais.

Primeiramente, será oficiado à Enel para verificar se há necessidade de manutenção na rede elétrica que possa estar contribuindo para esses incidentes. Em relação aos micos, é importante destacar que não se trata de uma espécie nativa da região, mas sim invasora. Esses animais competem com o mico-leão-dourado, espécie nativa e ameaçada. A população de micos tem crescido devido à sua maior adaptação ao ambiente urbano, onde encontram alimento com facilidade.

Diante dessa situação, a Prefeitura de Búzios está considerando a contratação de um estudo técnico especializado para conter o crescimento da população de micos e evitar novos acidentes. Entre as medidas a serem avaliadas, está a possibilidade de construção de travessias seguras nos pontos com maior incidência de micos.

Reforçamos nosso compromisso com a preservação da fauna local e a segurança dos animais e pedimos a colaboração da comunidade para reportar qualquer incidente semelhante. Novas informações e ações serão comunicadas conforme o andamento das investigações e dos estudos técnicos”

Com informações e vídeo de Folha de Búzios.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo