Com o tema “Preservar é da nossa natureza”, a Prolagos preparou uma variada programação para marcar o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Serão realizadas apresentações da peça ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’, lançamento de gincana com a comunidade, projetos e parcerias, inauguração de uma estação interativa sobre o ciclo da água e muito mais. As atividades começam nesta quinta-feira (02) e se estendem até o dia 28.
Abrindo a programação, o espetáculo ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’ se apresenta na Escola Municipal João José de Carvalho, em Armação dos Búzios (02). As crianças das escolas Manoel Juvenal Vieira, em Búzios, e José Teixeira Paulo, em São Pedro da Aldeia, também irão se divertir com a apresentação da peça nos dias 09 e 10, respectivamente. Com toques de suspense, humor e aventura, a encenação envolve o público infantil e ensina lições importantes, como não jogar resíduos indevidamente na natureza. João Ramos, de 5 anos, aprendeu direitinho a lição. “Eu gostei muito da peça. Eu ajudo a preservar o mundo jogando todo lixo na lixeira. Eu também aprendi que precisamos lavar as mãos e tomar a vacina, mesmo se tivermos medo”, relata o aluno da Escola João José de Carvalho.
No Dia do Meio Ambiente (05), a concessionária irá doar mudas de plantas nativas da região, em um evento promovido na Praça do Guarany, em Arraial do Cabo, pela secretaria de Meio Ambiente e Saneamento do município. A ação também irá contar com a apresentação do teatro ‘Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação’. Já no dia 06, em São Pedro da Aldeia, a Prolagos irá participar do projeto ‘Semana do Meio Ambiente 2022: Os desafios da educação ambiental para a qualidade de vida Aldeense’. A proposta trará uma exposição de projetos socioambientais, realizada na secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia.
Em Cabo Frio, a Universidade Veiga de Almeida passará a sediar ainda neste mês um espaço interativo sobre o ciclo da água. Com bicicletas que geram energia, um grande globo terrestre e instalações que simulam partes de uma casa, a ‘Estação Fonte do Saber’, espaço construído pela Prolagos, apresenta as principais etapas de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece a Região dos Lagos, à chegada nos imóveis e o seu retorno ao meio ambiente.
Com o objetivo de conscientizar estudantes da rede pública municipal e a população sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado e os danos que esse produto causa quando é despejado na rede de esgoto, a concessionária, em parceria com as prefeituras e associações de moradores das cidades da área de concessão, irá iniciar a “Gincana De Olho no Óleo”. A ação de educação ambiental será realizada com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e com as lideranças comunitárias. O lançamento virtual acontece pelo aplicativo Microsoft Teams, nos dias 07, com as secretarias de Educação, e 20, com os líderes dos bairros.
Para completar as iniciativas do mês, nos dias 27 e 28 a Prolagos vai participar da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo. O evento, que acontece em uma pousada da cidade, contará com a promoção de palestras, exposição de projetos e a presença do Laboratório Móvel, onde o público poderá conhecer o processo de tratamento de água e o trabalho aplicado para garantir a qualidade do produto.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.