back to top
28/11/2024 — 02:38
  (Horário de Brasília)

Mercados do Peixe tem aglomeração nesta Sexta Santa (2) em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

Compartilhe

Consumidores ignoram medidas de distanciamento e lotam o local para garantir o peixe fresco do almoço

O feriado da Paixão de Cristo, celebrado nesta sexta-feira (2), deixa os Mercados do Peixe de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia bastante movimentados nesta manhã. Consumidores ignoram as medidas de distanciamento na pandemia da Covid-19 e lotam o local para garantir o peixe fresco do feriado Santo, causando aglomeração.

Em Cabo Frio, o Mercado de Peixe não divulgou se haverá mudanças no funcionamento, devido a pandemia.

Já em São Pedro da Aldeia, o Mercado Municipal João da Hora, funcionará com horário diferenciado durante o feriado da Semana Santa. Desde quarta-feira (31), até domingo (4), o mercado atenderá das 6h30 às 17h, com 100 clientes por vez. O local está seguindo regras de contenção em cumprimento aos protocolos para o combate a Covid-19.

Segundo relato de internautas, no município aldeense, a fila é longa e tem que ter bastante paciência.

Como de costume em toda semana santa, muitas pessoas foram ao local comprar a refeição, mas, apesar da maioria estar de máscara, foi possível observar algumas pessoas que adentraram o mercado sem o item, que é obrigatório. Na data que se comemora a Paixão de Cristo, vimos que o principal ensinamento, que é o amor ao próximo, acabou sendo deixado de lado.

Para os cristãos, o dia é de sacrifícios, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes.

No Sábado de Aleluia, os cristãos refletem sobre a morte de Jesus, e no domingo renovam suas esperanças celebrando a ressurreição de Cristo e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna.

De acordo com pesquisa divulgada em 2020 pelo instituto Datafolha, 50% dos brasileiros são católicos, 31% são evangélicos e 10% não têm religião. Com maioria cristã, brasileiros mantêm os costumes religiosos e data costuma movimentar o comércio de peixes e frutos do mar por todo o país.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo