Menos de mil crianças foram vacinadas em Cabo Frio até esta terça-feira (25)

A previsão é que 22 mil crianças de 5 a 11 anos recebam o imunizante, mas procura ainda é baixa no município

317

Com um público previsto em 22 mil crianças, a vacinação infantil em Cabo Frio anda em passos lentos. A imunização do público teve início na última terça-feira (18), com foco apenas em crianças com deficiência permanente. Já nesta semana, a vacinação foi estendida para todas as crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, apenas 901 crianças foram vacinadas no período entre 18 a 25 de janeiro. Mesmo com a divulgação da campanha, a procura ainda está baixa nos postos.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) no dia 5 de janeiro. Como ela não é obrigatória, muitoa pais ainda estão divididos sobre a aplicação ou não da vacina.

“O público das nossas crianças, que são o futuro do nosso país, merece uma ênfase especial. Nossa decisão está em absoluta sintonia com outros países que também têm um Sistema Universal de Saúde”, destacou Marcelo Queiroga, ministro da pasta, ao explicar que orientação está respaldada em estudos clínicos realizados por agências respeitadas como o FDA (agência reguladora de medicamentos americana), Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entenda como está o calendário de vacinação em Cabo Frio

Como acontece com os demais públicos, a imunização acontece de forma escalonada no município, devido à quantidade de vacinas enviadas pelo Estado do Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira (26) foi a vez das crianças com 9 anos. Na quinta (27), é dia de repescagem das crianças de 9 anos ou mais, e, fechando a semana, na sexta-feira (28), serão vacinadas as crianças com 8 anos.

Também são atendidas, até a sexta-feira, as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente.

A Secretaria de Saúde selecionou as unidades de saúde para atender as crianças para se vacinar contra a covid-19. Esses locais funcionam das 9h às 15h.

Para vacinar é necessário a presença do responsável no ato da vacinação ou a apresentação de um termo de consentimento assinado. Para receber a primeira dose, o responsável da criança deve apresentar o documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e levar a caderneta de vacinação da criança para mostrar ao profissional de saúde.

Quem tem deficiência permanente ou comorbidade deve apresentar ainda cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM ADULTOS E ADOLESCENTES

A vacinação contra a covid-19 em adultos e adolescentes segue em Cabo Frio entre os dias 25 e 28 de janeiro com a repescagem para pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose, ou que estejam com alguma dose em atraso.

Também será aplicada a dose de reforço em pessoas que tenham se imunizado com as duas doses há mais de quatro meses. Já as pessoas de 18 a 59 anos com alto grau imunossupressão, que já receberam as três doses (duas doses e uma adicional), devem receber a quarta dose a partir de quatro meses.

O intervalo das gestantes e puérperas permanece de cinco meses. Quem tomou a vacina da Janssen, permanece com o intervalo de dois meses após ser imunizado com a dose única.

Esses grupos são vacinados de terça a sexta-feira. Exceto os acamados (que continuam recebendo todas as doses em casa, sempre às segundas). Pessoas de 18 a 59 anos com alto grau de imunossupressão recebem a dose de reforço na terça e na quinta. O horário de vacinação é o mesmo para todo mundo: das 9h às 15h. Os locais variam de acordo com o grupo ou o tipo de imunizante, conforme tabela em anexo.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A VACINAÇÃO

Para receber a vacina, todos do público alvo da próxima semana, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. A carteira de vacinação é obrigatória somente para quem vai tomar a segunda dose, ou dose de reforço.

Quem tem alto grau de imunossupressão deve apresentar, ainda, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).

Para a primeira dose, os menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deverá estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Quem está acamado deve fazer agendamento prévio (para qualquer uma das doses) pelo e-mail acamadoscovid@cabofrio.rj.gov.br. Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência e telefone de contato. Quem já recebeu alguma dose deve enviar a foto do cartão de vacinação.

Para quem vai tomar a segunda dose, um alerta: caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, basta comparecer ao posto no próximo dia útil.

ONDE VACINAR CRIANÇAS:

Casa da Criança – ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, Jardim Esperança
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Manoel Corrêa – Rua Guiana, s/nº
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim s/nº
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº

ONDE VACINAR ADULTOS E ADOLESCENTES:

DOSE REFORÇO PARA PESSOAS DE 18 A 59 ANOS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO

• apenas terça (25) e quinta (27)

PAM de São Cristóvão – Rua Manoel José de Carvalho, 97
ESF Monte Alegre – Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº

SEGUNDA DOSE ASTRAZENECA E CORONAVAC, E DOSE DE REFORÇO DA JANSSEN

ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
• de terça (25) a sexta (28)

PAM de São Cristóvão – R. Manoel José de Carvalho, 97
• apenas terça (25) e quinta (27)

DEMAIS GRUPOS DA SEMANA
(primeira dose, segunda dose Pfizer, dose de reforço para outros grupos)
• de terça (25) a sexta (28)

1º distrito
UBS Itajuru – Rua Copacabana,
ESF Manoel Corrêa – Rua Guiana, s/nº
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Vila Nova – Rua José Paes de Abreu, nº 510
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Boca do Mato – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca nº 200
UBS Vila do Ar – Rua Ernesto de Melo, s/nº
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº

2º distrito
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui