O episódio em que o digital influencer conhecido como Yuri Magnífico agarrou uma gaivota durante um passeio de barco em Cabo Frio continua a gerar desdobramentos. Após a repercussão negativa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, informou que a prefeitura está preparando um relatório detalhado sobre o caso, que será encaminhado ao Ministério Público e à Polícia Civil.
Segundo Nogueira, a equipe técnica, em conjunto com a assessoria jurídica e a procuradoria do município, já iniciou uma apuração para verificar as responsabilidades do influenciador e também da embarcação utilizada no passeio. “Vamos ver as responsabilidades desse cidadão que é recorrente através de uma pesquisa de investigação nossa, a gente já viu outros vídeos iguais. Vamos valorar essa multa nossa, porém a gente vai mandar também um relatório para o Ministério Público, para a Polícia Civil, para que apure os fatos de responsabilidades mais agravantes”, disse o secretário.
Ele destacou ainda que o caso serve de alerta para turistas e frequentadores da Ilha do Japonês, área conhecida pela presença de aves e outras espécies silvestres. “Isso é uma lei de crimes ambientais, então a gente vai continuar esse trabalho. Segunda-feira espero que esse relatório esteja pronto e eu vou levar em mãos para a Polícia Civil”, completou.
Enquanto a apuração segue em andamento, o perfil de Yuri Magnífico, que tinha mais de 189 mil seguidores no Instagram, foi desativado. Até o momento, não há informações se a medida foi uma decisão do próprio influenciador ou decorrência das denúncias feitas contra o conteúdo publicado.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.