A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (1º), uma ação de fiscalização na Lagoa de Araruama, na região da Praça de Siqueira, após denúncias sobre uma coloração esbranquiçada na água.
A equipe técnica foi imediatamente ao local e acionou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que coletou amostras para análise laboratorial no Rio de Janeiro. Além disso, a concessionária responsável pelo saneamento foi acionada para prestar esclarecimentos sobre possíveis causas dessa alteração.
A Secretaria segue acompanhando o caso com o compromisso de manter a qualidade ambiental e preservar os recursos hídricos da cidade.
“Estamos acompanhando de perto os problemas da lagoa para identificar a origem dessa alteração e garantir a qualidade desse importante ecossistema local”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Fiscalização em áreas verdes
Ainda nesta terça-feira (1º), a Equipe Verde da Secretaria atuou na Duna Boa Vista, onde, em conjunto com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, identificou a presença de quatro indivíduos dentro da área de preservação.
Dentro das ações de fiscalização e preservação, a Equipe Verde também esteve no bairro Palmeiras para recuperar cercamentos ambientais que haviam sido destruídos. Após um evento realizado no local, foram constatadas depredações em mourões instalados para proteger áreas sensíveis.
A destruição dessas estruturas configura crime ambiental. O cercamento tem como objetivo garantir a preservação ambiental e a harmonia no uso dos espaços públicos, evitando a circulação de veículos em áreas naturais protegidas.
Denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais da Secretaria.


