A Prolagos vai realizar mais uma megaoperação, nesta quarta-feira (22), visando melhorias no sistema de abastecimento de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Cerca de 100 colaboradores serão mobilizados para os trabalhos, que vão acontecer em oito locais. A ação acontecerá a partir das 5h, com previsão de término às 22h. O fornecimento de água precisará ser interrompido neste período nas cinco cidades atendidas pela concessionária.
Esta é a segunda ação integrada entre os setores visando o próximo período de alta temporada. A primeira ocorreu em abril. Entre as ações previstas, estão a manutenção preventiva e reforço na operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e de unidades de bombeamento.
“A ação é uma mostra do nosso compromisso com a segurança operacional e o planejamento. Esta mobilização estratégica, que envolve dezenas de colaboradores e diversas frentes de trabalho simultâneas, é para que toda a infraestrutura do sistema esteja reforçada e preparada para o aumento de demanda da alta temporada. A ideia é buscar cada vez mais esta segurança e eficiência do abastecimento para moradores e visitantes das cidades que atendemos”, disse a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas.
Os trabalhos estão previstos para começar às 5h. Na ETA, que fica às margens da Lagoa de Juturnaíba, no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, estão previstas 11 ações, entre elas manutenção preventiva, revitalização, reforço no sistema e limpeza das subestações de energia, de inversores e dos equipamentos de ventilação da Casa de Bombas da unidade. Colaboradores de seis setores estarão empenhados nos trabalhos no local.
Além da ETA, unidades de bombeamento de água também vão receber intervenções, como a do bairro da Rasa, em Búzios, que terá uma grande mobilização. Está prevista a interligação do sistema que atende a cidade à nova adutora, que está sendo construída e será um reforço para o serviço no período de alta temporada. A unidade também vai passar por manutenção preventiva, revitalização e limpeza.
Outras frentes de trabalho na megaoperação envolvem seis locais. Equipes também vão atuar nas unidades de bombeamento de Sergeira, Botafogo, Vinhateiro e da RJ-106, em São Pedro da Aldeia, Guarani, em Cabo Frio, e a de Arraial do Cabo, próximo ao pórtico de entrada da cidade. Todos os serviços previstos são visando o verão, fruto do planejamento que acontece desde o término da temporada 2024/2025.
“O nosso trabalho de preparação para o verão começa assim que termina a alta temporada anterior. É um processo contínuo de avaliação, planejamento e execução de melhorias em todo o sistema. A megaoperação é uma das etapas mais importantes desse planejamento, que envolve ações preventivas e de reforço em pontos estratégicos. Dessa forma, buscamos garantir mais segurança operacional, especialmente nos períodos de maior demanda”, destacou o gerente de Serviços da concessionária, Ricardo Crescencio.
A previsão é que a megaoperação seja concluída às 22h, com o abastecimento retornando gradativamente. A concessionária orienta os moradores a reservarem água para o período e evitarem atividades de alto consumo de água no dia da intervenção. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela interrupção temporária no abastecimento. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195.
