Nesta semana, após ser acionada por moradores do bairro Braga, a Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, por meio do Grupamento da Guarda Marítima e Ambiental, realizou a remoção de materiais escondidos dentro da vegetação. Os agentes encontraram colchões, roupas de cama e outros objetos abandonados em área de mata. Todo o conteúdo foi recolhido e descartado de forma adequada.
O descarte irregular de resíduos em áreas verdes foi detectado na terça-feira (1º). O ato configura infração ambiental e pode, inclusive, ser enquadrado como crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Além dos danos ao meio ambiente, o acúmulo de materiais em locais inadequados favorece a proliferação de insetos e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde pública.
A Guarda reforça que a participação ativa da população é essencial para a conservação dos espaços naturais. Situações como essa devem ser comunicadas à GCM, que está preparada para agir com técnicas e equipamentos adequados.



Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.