Nesta quarta-feira (21), Maricá será palco do I Seminário Estadual de Turismo Rural e Aventura com o tema “Tendências e oportunidades no pós-pandemia”. O evento acontece na Fazenda Pública Joaquim Piñero (antiga Fazenda Ibiaci), no Espraiado, de 10h às 18h, de forma híbrida, ou seja, presencial e com transmissão online.
A transmissão de todo evento é feita pelas redes da Federação de Convention & Visitor Bureau do Estado do Rio de Janeiro no Facebook e no Youtube.
O painel de abertura teve a presença do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, e do presidente do INEA, Phillipe Campello. O tema foi “Políticas públicas inovadoras e os desafios para a recuperação do setor do turismo no Rio de Janeiro”, com mediação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto.
“Este evento estadual contará com a presença de técnicos, operadores, gestores públicos e autoridades do setor de turismo rural e de aventura. O momento é muito oportuno para o debate e a estruturação de roteiros, visando atender a um grande fluxo, que certamente será gerado após a pandemia”, disse José Alexandre de Almeida, secretário de Promoção e Projetos Especiais.
Ainda na primeira parte do evento, o painel “Turismo Rural no estado do Rio de Janeiro: potencialidades e perspectivas”. “O mercado de turismo de natureza e as estratégias de comunicação no pós-pandemia” terá o debate entre Valéria Lima, Diretora de Gestão e Desenvolvimento da SETUR/RJ, Fábio Nascimento, Presidente da ACTA – Associação Carioca de Turismo de Aventura, Coordenador de Empreendedorismo da Trilha TransCarioca, Membro do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Lincon Pontual, coordenador Executivo do CIETH e Embaixador de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e Wangles Silva, professor, guia de turismo credenciado, turismólogo pela UFRRJ e mestre em patrimônio cultural pela Fiocruz com mediação de Marco Navega, presidente da FCVB/RJ.
Os participantes ainda terão a chance de conhecer os projetos que estão sendo trabalhados por Maricá para retomada do setor nesse novo momento. O Projeto de Turismo Rural e Ecoturismo – Vem Viver Maricá que engloba uma série de ações nas áreas rurais do município, como Espraiado, Itaocaia Valley e Silvado, será debatido entre o presidente do Maricá C&VB, Paulo Santos, a gestora das Unidades de Conservação de Maricá, Márcia Freitas, e pelo Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca, Júlio Carolino. Os mediadores serão Robson Dutra e Thiago Medina, secretário de Turismo e subsecretário de Turismo, respectivamente.
Fechando a programação, serão apresentados uma série de cases bem sucedidos – Experiências Exitosas de Turismo Rural e de Aventura no Estado do Rio de Janeiro que contará com a participação de Julianna Rocha, Guia de Turismo e Especialista em Turismo Rural de Experiência, Arnaldo Mattoso, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã e Danielle Faya, Turismóloga da Prefeitura de Quissamã, Luciana De Lamare, especialista em Hotelaria pela Vatel Business School de Lyon, pós graduada em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, e Diretora Executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau e Anna Mostowik, turismóloga e Guia de Turismo Credenciada e Presidente do Madalena Convention & Visitors Bureau, além de Akira Taguti, diretor do Sítio Jonosake em Itaguaí e futuro Presidente do Caminho dos Jesuítas C&VB. A mediação fica por conta do Secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre de Almeida.
A realização do evento é da Prefeitura de Maricá e da Codemar com promoção da Federação de Convention &Visitor Bureau e apoio da Setur/RJ, TurisRio, Condetur Costa do Sol, Cieth, ACTA e Maricá C&VB.
A programação completa está no site www.fcvbrj.org.br
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).