A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta sexta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal da Ilha do Sal, em Cabo Verde, Júlio Lopes, como intuito à troca de experiências sobre políticas públicas, com destaque para a dessalinização da água do mar como alternativa para reforçar a segurança hídrica.
O principal tema do encontro foi o sistema utilizado na Ilha do Sal, onde a produção de água potável é feita a partir da dessalinização por osmose reversa. A tecnologia foi implementada após o território enfrentar escassez hídrica e atualmente garante o abastecimento da população, com mais de 30 mil habitantes, além de atender à demanda do setor turístico.
A partir da experiência apresentada, a Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais de Maricá informou que poderá avaliar a viabilidade de estudos técnicos sobre o uso da dessalinização no município, como forma de ampliar alternativas de abastecimento no futuro.
Durante a visita, o representante cabo-verdiano também conheceu a estrutura da secretaria e recebeu informações sobre a geografia hídrica local, incluindo o sistema lagunar formado pelas lagoas de Maricá, Guarapina, Barra e Padre, além da extensa faixa litorânea da cidade.
Intercâmbio também abordou desenvolvimento econômico
Além das questões hídricas, a comitiva conheceu projetos estratégicos e iniciativas de desenvolvimento econômico e social do município, como o Banco Mumbuca, programa de transferência de renda, e obras estruturantes previstas, entre elas o porto de Jaconé, o Aeroporto de Maricá, o Hotel Maricá e o empreendimento Maraey.
A visita também teve caráter cultural e institucional, fortalecendo os laços entre as duas localidades. Como gesto simbólico, Júlio Lopes entregou uma moeda comemorativa pelos 50 anos de independência de Cabo Verde, reforçando a cooperação entre os municípios.
A iniciativa integra a estratégia da cidade de ampliar o intercâmbio internacional e buscar novas soluções para o desenvolvimento sustentável e a segurança hídrica do município.
Fotos: Elsson Campos










