Início Covid-19 Maricá recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19

Maricá recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta quarta-feira (10), mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Desta vez chegaram ao Posto Central 1.140 doses do imunizante Coronavac.

Como nas ocasiões anteriores – o último lote, recebido na semana passada, trouxe 1.620 doses – o quantitativo será destinado à imunização em duas doses de grupos prioritários de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde, que vem aplicando a vacina sem interrupções desde janeiro, fará a atualização do cronograma municipal.

Igualmente de acordo com o cronograma, também nesta quarta-feira teve início a vacinação dos profissionais da saúde que atuam nos consultórios odontológicos da rede privada. Eles estão sendo contatados com base na listagem nominal entregue pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO – RJ), solicitada pela própria secretaria.

“É importante que o registro profissional esteja atualizado no conselho, com a comprovação de atuação em Maricá, no caso dos profissionais que têm o registro em outra cidade ou estado”, observa a coordenadora de imunização da rede, Ana Cláudia Chavão.

Os profissionais devem apresentar documentos que comprovem suas atividades como dentistas auxiliar de saúde bucal e técnico em saúde bucal, fornecidos pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), CPF, número do conselho de classe e registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O cirurgião dentista, Vinicius Ferreira, de 34 anos, tomou a primeira dose da vacina e comemorou. “Eu me sinto aliviado e a vacina significa mais segurança, tanto para mim quanto para os meus pacientes”, disse.

A dentista Juliana Matos, de 36 anos, ressaltou que esperava ansiosa por esse momento. “Nós não somos da linha de frente, mas somos considerados serviços essenciais e lidamos diretamente com o público. A gente respira fundo e sente muito alívio e gratidão por esse momento”, falou.

Com os indicadores da pandemia mostrando um platô epidemiológico na cidade e o avanço da imunização, a expectativa do município é a de manter a situação sob controle. Ainda assim, a Secretaria de Saúde reitera permanentemente a importância de as pessoas respeitarem os protocolos de combate à doença.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Maricá adotou uma série de medidas com o objetivo de reduzir a proliferação da doença no município.

A cidade segue há vários meses no estágio Amarelo 2, que garante o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, desde que sigam as determinações do Decreto Municipal que estabelece verificação da temperatura dos clientes, espaço entre as mesas, higienização constante, dispenser com álcool em gel e higienização constante do local, além de proibir música ao vivo ou eletrônica com o objetivo de evitar aglomerações.

O decreto determina ainda o uso de máscaras em locais públicos e no transporte coletivo por parte da população. A ocupação dos dois hospitais municipais – Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara – segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, tem 24,69% de ocupação, sendo 16,83% de pacientes de outras cidades.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content