Maricá sedia, pela primeira vez, o 16º Campeonato Brasileiro Paralímpico de Tiro com Arco, que será realizado a partir desta quarta-feira (3), até o domingo (7), na Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), em Itapeba. A competição conta com a participação de 32 atletas de 12 estados, incluindo praticantes da cidade.
Nesta quarta-feira (3) acontece o treino livre, até às 16h e aberto ao público. Os campeões serão conhecidos na manhã de domingo (7). Confira aqui a programação.
“Maricá é uma cidade inclusiva e no esporte não é diferente. É um prazer receber atletas paralímpicos de diferentes estados nesse campeonato. Apoiar uma competição como esta é fundamental para nosso município, também para incentivar os jovens a praticar esportes”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt.
A competição é realizada ao ar livre, em campo aberto, reunindo arqueiros com amputações, deficientes visuais, tetraplégicos, paraplégicos ou com outras deficiências.
Os atletas são divididos da seguinte forma: W1 (arco composto) reservado a àqueles com deficiências graves (três ou quatro membros), que necessitam de cadeira de rodas; V1 e V2 para deficientes visuais; a classe Open (arco recurvo ou composto) agrega atletas com deficiência em um ou dois membros; e a equipe mista é reservada para duplas contendo um homem e uma mulher. Os atletas que forem classificados também poderão competir com atletas de modalidade olímpica, sem ou com deficiência.