A 9ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Maricá vai acontecer neste domingo (12), com concentração a partir das 13h na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), e largada às 15h, seguindo até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
O evento contará com abertura inter-religiosa, shows performáticos e apresentações do Ballroom e dos cantores Alex, Angel, Bruna Mandz, além da Corte Soberana, que será eleita nesta sexta-feira (10), DJ Mayara, entre outras atrações.
“Em 2023 celebramos mais um ano da Parada Orgulho LGBTQIA+ de Maricá, lembrando que na pandemia não realizamos o evento. Estamos em busca da vida e da luta pelos direitos humanos e da comunidade LGBTQIA+”, explicou o coordenador de assuntos LGBTQIA+ de Maricá, Carlos Alves.
A programação ainda inclui o Movimento Cultural da Diversidade e Fórum LGBT de Maricá e Itaipuaçu e contará com Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade Inclusiva, na Praça Orlando de Barros Pimentel, entre os dia 10 e 12 deste mês, das 10h às 21h.
Mudança no trânsito
A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária realizará mudanças no trânsito da Rua Ribeiro de Almeida, no Centro, que ficará fechada para veículos no domingo (12) para passagem do trio elétrico da Parada do Orgulho LGBT. A via será interditada às 15h, quando começa a concentração na Praça Conselheiro Macedo Soares, e a saída do trio elétrico está prevista para às 15h30.
O trecho ficará fechado até a passagem do público e será reaberto ao trânsito logo em seguida. Será um circuito curto, da Rua Ribeiro de Almeida, passando pela Rua Domício da Gama até a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde fica a Casa de Cultura. Equipes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária estarão no local controlando o fluxo de veículos e orientando os condutores.