Maricá promove curso gratuito de Libras à população

Com 200 vagas preenchidas, capacitação online começa com aula inaugural no IFF na segunda-feira (10)

324
Imagem: Pedro Sólis

Terá início em Maricá na próxima segunda-feira (10) o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras, que irá capacitar 200 moradores com instruções de nível básico e intermediário da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A aula inaugural será realizada a partir das 10h, no auditório do IFF Maricá, aberta somente a alunos e convidados.

O curso acontecerá de forma remota (pela internet) até o mês de setembro, com 160 horas de aulas e emissão de certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições foram realizadas online e encerradas no dia 31/12. A seleção priorizou os familiares de pessoas surdas e servidores públicos que lidam diretamente com as Pessoas com Deficiência (PCDs). Aqueles que não conseguiram uma vaga, terão a oportunidade de participar de outras capacitações oferecidas pela instituição futuramente.

A secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, reforçou o papel da iniciativa para assegurar o processo de inclusão das pessoas surdas, essencial para a integração dos maricaenses.

“O curso de Libras é importante para capacitar e ajudar na interação com as pessoas surdas. Esse processo faz parte do passo a passo da inclusão no município, visto que Libras é a segunda língua oficial do país e a comunidade surda não pode se isolar pela falta de comunicação entre as pessoas. Maricá teve um crescimento muito grande nessa área, que só avança com esse curso oferecido no IFF, o primeiro de muitos que virão”, destacou.

Suporte aos alunos com dificuldades no acesso à tecnologia

Os matriculados no curso de Libras que tenham dificuldades de acesso à internet, ou que necessitem de equipamentos de tecnologia assistiva para o uso do computador, poderão utilizar gratuitamente a sala de informática do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), fruto do termo de colaboração entre a ONG Con-tato e a Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá.

A sala estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede técnica da unidade, localizada na Rua Boaz Velasco, quadra 27, lote 01, Centro. O espaço possui acessibilidade, monitores de atividade e intérpretes de libras para auxiliar os alunos interessados.

Curso difunde a Libras e auxilia no aprendizado

A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá. Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de libras, uma profissão em ascensão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui