28/11/2025 — 17:14
  (Horário de Brasília)

Maricá oferece vacinação antirrábica animal nas USFs com atendimento aos sábados

Ação acontece das 8h às 14h, no distrito de Inoã, onde serão vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade

Compartilhe

A partir deste sábado (29), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, passa a oferecer vacinação antirrábica animal nas Unidades de Saúde da Família (USF) que funcionam aos sábados, ampliando o acesso da população e reforçando as ações de prevenção contra a raiva no município. Das 8h às 14h, as USF do distrito de Inoã estarão aplicando a vacina em cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, desde que não estejam gestantes e não tenham recebido a dose anual durante a campanha deste ano.

As unidades que participarão da ação neste sábado, no distrito de Inoã, são: USF Inoã 1, USF Inoã 2, USF Santa Paula, USF Chácara de Inoã, USF Carlos Alberto Soares – MCMV, USF São José 1 e USF São José 2. Para vacinar os pets, é necessário que os cães estejam de coleira, guia e focinheira, enquanto os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Os profissionais não poderão conter os animais, e somente pessoas maiores de 18 anos poderão levar os pets às unidades.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou que a ampliação fortalece a proteção contra a raiva no município.

“Estamos ampliando continuamente as ações para a prevenção de doenças, e a vacinação antirrábica animal faz parte disso. Agora, os tutores que não vacinaram os pets durante a campanha anual contarão com a vacinação aos sábados nas USF em funcionamento, facilitando o acesso. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a proteção da população e dos animais”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou que a vacinação antirrábica é essencial para a proteção coletiva.

“A raiva é uma doença grave, e a imunização anual dos animais é indispensável. Ao disponibilizar o serviço aos sábados nas USF com atendimento, ampliamos nossa capacidade de prevenção e fortalecemos o cuidado integral com a saúde pública”, pontuou.

Para o coordenador de Vigilância Ambiental, Ronald Marques, a vacinação é fundamental para evitar a raiva. “A vacina antirrábica é a única forma eficaz de prevenção contra a raiva, doença fatal que pode ser transmitida ao ser humano. Contamos com a colaboração dos tutores para mantermos a segurança de todos, levando os animais ao local mais próximo para garantir a proteção necessária”, concluiu.

Vacinação antirrábica no distrito de Inoã

29/11 (sábado), das 8h às 14h

USF Chácara de Inoã:
Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã

USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa do CIEP), s/n

USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14, ao lado do DPO

USF Santa Paula: Estrada de Cassorotiba, s/n

USF Carlos Alberto Soares de Freitas: Rua 23, quadra 29, lote 06, Bosque Fundo, Inoã

USF São José 1: Rua 18, s/n, loteamento Jardim Ouro Mar

USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias