Maricá inicia repescagem de vacinação infantil contra a Covid-19 em novos locais

Unidade Móvel de Saúde passa a vacinar crianças de 5 a 11 anos no Centro a partir de terça-feira (15). Outros seis polos também fazem a vacinação desta faixa etária

276

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou mais de sete mil doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, o que corresponde a 50% do público alvo estimado. Para ampliar a cobertura vacinal, o município inicia nesta segunda-feira (14) a repescagem permanente desta faixa etária em novos polos. Na terça-feira (15), a Unidade Móvel de Saúde também passa a vacinar o público infantil na região central da cidade.

Seis Unidades de Saúde da Família (USF) vão aplicar as doses em áreas com grande concentração de crianças na faixa etária vacinável, das 9h às 16h, já na próxima segunda-feira (14). O responsável legal deverá levar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança. A repescagem infantil vai permanecer enquanto houver doses – enviadas pelo Ministério da Saúde – disponíveis na cidade.

De acordo com a subsecretária da Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva, Claudia Rogéria de Lima, a procura pela vacina pediátrica ainda está abaixo do esperado, como ocorre em todo o Brasil, mas tem aumentando nos últimos dias.

“Além da alteração dos polos e da inclusão do caminhão em uma área estratégia da cidade, estamos realizando a busca ativa das crianças por meio de contato telefônico com os responsáveis nas consultas. A vacina deve ser aplicada, pois é fundamental para garantir a proteção dos pequenos, dos adultos e idosos. Não vamos medir esforços para atingir o maior número possível de pessoas vacinadas”, destacou. 

Unidade Móvel com vacinação infantil

Sucesso de adesão na imunização da população acima de 12 anos, com 5.369 pessoas vacinadas, o Caminhão da Saúde passa a reforçar a vacinação infantil. O veículo permanecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e vai iniciar a aplicação das doses pediátricas na terça-feira (15), das 9h às 19h, com acolhimento até as 18h30.

Mais de 60 mil adultos já receberam a dose de reforço

A vacinação dos adultos segue em ritmo acelerado. A dose de reforço foi aplicada em 60.544 adultos, ou seja, 71% da população apta. Com as duas doses ou a dose única já são 131.346 mil pessoas acima de 12 anos, número que representa 92,4% deste público.

Além da dose de reforço em geral, destinada a pessoas acima de 18 anos que tenham completado o ciclo vacinal há quatro meses, e dose extra para o grupo de pessoas imunossuprimidas (pessoas com baixa imunidade), o município segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem da primeira dose.

A partir de segunda-feira (14) a vacinação das pessoas acima de 12 anos também vai ocorrer em novos locais. Serão dez polos localizados em todos os distritos da cidade.

Novos polos de vacinação infantil

A partir de terça-feira (15/02) – das 9h às 19h (acolhimento até as 18h30)

Unidade Móvel da Saúde – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro.

Segunda a sexta-feira – das 9h às 16h

USF ESF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).

USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.

USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n.

USF Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV Inoã) – Rua Leonardo José Antunes, s/n.

USF Carlos Marighella (MCMV Itaipuaçu)- Rua Austria, s/n.

Polos de vacinação de adolescentes e adultos

Segunda-feira (14/02), das 9h às 19h (acolhimento até as 18h30)

Unidade Móvel da Saúde – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro

Segunda a sexta-feira – das 9h às 16h       

USF ESF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Retiro- Estrada do Retiro, s/n.

USF Santa Paula- Estrada de Cassorotiba, s/n.

USF São José 2- Estrada da Cachoeira, s/n

USF Jardim Atlântico- Rua 36, lote 01, quadra 206. Loteamento Jardim Atlântico, Itaipuaçu.

USF Chácara de Inoã- Rodovia Amaral Peixoto, km 16. (ao lado do Polo Mania), Inoã.

USF Ponta Grossa – Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.

USF Ubatiba – Avenida Niterói, s/n.

USF Marinelândia- Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho. USF Espraiado- Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui