13/12/2024 — 09:03
  (Horário de Brasília)

Maricá inicia a 3ª etapa da vacinação bivalente contra a Covid-19, imunizando gestantes e puérperas

Reforço atualizado é direcionado às pessoas dos grupos prioritários que tenham recebido pelo menos duas doses das vacinas anteriores

Compartilhe

Maricá vai iniciar na próxima segunda (20) uma nova etapa da campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19, aplicando o reforço atualizado em gestantes e puérperas. Com isso, a aplicação da bivalente em idosos com 60 anos ou mais entra em repescagem permanente, assim como nas pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais. A vacinação desses grupos acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico, e nas USF Marinelândia, São José 2 e Chácara de Inoã das 9h às 16h.

O reforço com a vacina bivalente protege contra novas variantes da Covid-19, como a ômicron, estando disponível para aqueles que receberam, no mínimo, duas doses das vacinas anteriores (monovalentes). Para se vacinar, é necessário ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses e apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de vacinação e, no caso de imunossuprimidos, um laudo médico que comprove a situação de saúde.

É importante lembrar que a aplicação da bivalente nos indivíduos que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência (ILPIs), indígenas e idosos acamados será feita por agendamento, sendo preciso aguardar o contato das equipes de saúde das unidades responsáveis por cada área.

Se enquadram como imunossuprimidas pessoas com alguma das seguintes condições de saúde: transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; vivendo com HIV; que tenham doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides; em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; aqueles com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; além daqueles com neoplasias hematológicas.

Confira os polos de vacinação bivalente contra a Covid-19

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, nº 241, Centro. (9h às 18h)
– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)
– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho. (9h às 16h)
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã. (9h às 16h)
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (9h às 16h)

Aplicação da bivalente em pessoas que vivem em instituições de longa permanência, seus trabalhadores, indígenas e idosos acamados

– As equipes das unidades entrarão em contato para realizar o agendamento

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo