As cidades de Maricá e Rio das Ostras realizam, neste sábado (4), o “Dia D” de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo. A data é uma nova oportunidade de imunização para os grupos já incluídos na Campanha Nacional.
MARICÁ:
A imunização acontece em 23 Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bosque Fundo, em Inoã, das 9h às 16h. A imunização contra a gripe é destinada a todos os grupos prioritários incluídos na campanha nacional, que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas datas estabelecidas. Já a dose contra o sarampo será aplicada em crianças de seis meses a menores de cinco anos, além de trabalhadores de saúde das redes pública e privada.
A dose anual contra a gripe estará disponível para idosos; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; além de funcionários do sistema de privação de liberdade.
Documentação necessária
– Crianças: devem levar a caderneta de vacinação;
– Trabalhadores do transporte rodoviário, das forças de segurança e salvamento, ou portuários: devem apresentar identidade profissional ou crachá;
– Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente (a partir de cinco anos de idade): é necessário apresentar a solicitação médica, com indicação da doença ou deficiência;
– Puérperas: mostrar a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do recém-nascido.
Em relação à imunização contra o sarampo, o responsável legal deverá comparecer a uma das salas de vacina com um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. Mesmo as crianças ou trabalhadores da saúde que já receberam uma dose da tríplice viral poderão ser vacinados.
RIO DAS OSTRAS:
Devem receber a vacina da gripe os públicos prioritários da Campanha, definidos pelo Ministério da Saúde: idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos,11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, profissionais da Educação, representantes das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.
A campanha é direcionada também a caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Já a vacinação contra o sarampo é voltada para os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com objetivo de atualizar a situação vacinal contra a doença no município. Todas as unidades de saúde que têm rotina de vacinação estarão abertas neste sábado (4) para receber a população.
Confira abaixo os locais de imunização
· Clínica da Família Paulo Henrique Gussem (Âncora)
· Estratégia Saúde da Família Âncora;
· Estratégia Saúde da Família Cláudio Ribeiro;
· Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa;
· Estratégia Saúde da Família Dona Edméa;
· Estratégia Saúde da Família Nova Cidade;
· Estratégia Saúde da Família Operário;
· Estratégia Saúde da Família Recanto;
· Estratégia Saúde da Família Cidade Praiana;
· Estratégia Saúde da Família Mar do Norte;
· Estratégia Saúde da Família Cantagalo;
· Estratégia Saúde da Família Rocha Leão.