A Prefeitura de Maricá participou, na última terça-feira (21), de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre a Tarifa Zero como um direito do cidadão. Este é um passo importante que pode levar a política para todo o território nacional, e Maricá, como uma das pioneiras da Tarifa Zero, tem papel importante na discussão. O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, apresentou os benefícios que a adoção da gratuidade universal e irrestrita no transporte municipal em ônibus trouxeram para a cidade.
“Maricá foi convidada para participar da audiência pública por ser referência nacional de Tarifa Zero. Apresentei os benefícios, ganhos e impactos que o modelo impõe positivamente na saúde, na educação, na cultura, no lazer, no empreendedorismo. Provavelmente essa vai ser a principal pauta de direitos para 2026, e Maricá participa desse debate como um exemplo a ser seguido. Na cidade, o Tarifa Zero é um direito conquistado pelas pessoas há mais de 11 anos”, disse Celso Haddad.
Onze anos após a implementação da Tarifa Zero, Maricá opera com uma frota de 158 ônibus, todos com ar-condicionado, que atendem 49 linhas e ligam todos os bairros. São registrados, em média, 115 mil embarques diários nos chamados Vermelhinhos. A economia para a população com as passagens que deixam de ser pagas chegou, entre janeiro e agosto de 2025, a R$ 127,4 milhões (cálculo que leva em conta a média das passagens de cidades vizinhas, de R$ 5,21).
Além de Celso, participou da audiência a secretária municipal de Representação e Articulação Institucional, Ivana Moura. Eles somaram vozes a Maria Luiza Côrtes (Movimento Tarifa Zero RJ), Sebastião Melo (Prefeito de Porto Alegre/RS e 1º Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos – FNP), Matteus de Paula Freitas (Diretor-Técnico da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU) e Thiago Trindade (Vice-Diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília – UnB). A audiência foi requerida pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP).
“Nossa gestão está comprometida com a justiça social. Garantir transporte público gratuito, universal e de qualidade é mais do que uma política de mobilidade — é um compromisso com a dignidade da população maricaense”, declarou Ivana Moura.
Sistema único
O deputado Jilmar Tatto, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, frisou que este foi apenas o início da discussão sobre Tarifa Zero em âmbito nacional. A Câmara deve instalar, nas próximas semanas, uma Comissão Especial para tratar do tema.
“Os esforços são para que tenhamos um Sistema Único de Transportes, como temos hoje o SUS e se discute o Sistema Único de Segurança Pública. É um tema que veio para ficar e vamos colocar de pé esse programa nacional de transporte gratuito no país”, afirmou Tatto.
Sustentabilidade
Para Celso Haddad, além dos benefícios sociais, a Tarifa Zero também é uma política pública de preocupação ambiental:
“Nossas pesquisas mostram que, de segunda a sexta-feira, 65% da população utiliza ônibus para o seu deslocamento. Na média, 45% das pessoas usam ônibus como seu transporte diário e menos de 20% usam carro. É o inverso do cenário encontrado em outras cidades”, acrescenta.
Economia Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas comparou 57 cidades com Tarifa Zero a municípios que ainda utilizam o modelo tradicional de cobrança. O resultado aponta 3,2% mais empregos e um crescimento de 7,5% no número de empresas onde o transporte gratuito é oferecido, comprovando como a livre circulação de pessoas estimula o desenvolvimento econômico.


