A Prefeitura de Maricá apoiou a realização do Seminário Internacional de Economia do Mar nesta quarta-feira (3). O evento, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro (Facerj) e o Sebrae, discutiu o papel dos recursos do mar no desenvolvimento sustentável, inovação e transformação das cidades costeiras, reunindo gestores, empresários e pesquisadores do Brasil e outros países.
“O que se discute aqui está alinhado com os projetos que o prefeito Washington Quaquá (PT) tem para a nossa cidade. Esse seminário tem muito a ver com o que está acontecendo aqui”, disse o vice-prefeito João Maurício (PT), na mesa de abertura do evento.
Claudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) frisou que a economia azul é fundamental para a cidade:
“Nós temos aproximadamente 45 km de litoral que precisa ser bem explorado em prol da população de Maricá. Estamos investindo em inteligência e pesquisa para isso, e a economia azul faz parte da nossa busca de transição do modelo econômico do município para reduzir a dependências dos royalties do petróleo”, finalizou Cláudio Gimenez.
Debates
Três painéis foram apresentados ao longo do dia: “Economia azul e cidades costeiras”, “Relação porto-cidade: impactos, desafios, perspectivas e descarbonização” e “Turismo e pesca como vetores de desenvolvimento sustentável nos territórios marítimos”.
Além disso, o Seminário Internacional de Economia do Mar em Maricá foi marcado pelo lançamento do livro “Economia Azul e Cidades: uma introdução”, produzido pelo Insper, instituição de ensino e pesquisa referência em economia e gestão pública.




