Acontece nesta sexta-feira (1), em Maricá, data em que se comemora o Dia do Bailarino, a sexta edição do evento de dança “Bailarin Fest”, na Praça Tiradentes, em Araçatiba. O evento vai até domingo (3) e terá início às 19h com apresentações de diversas performances para o público aproveitar.
O evento fixado na programação cultural da cidade reúne anualmente mais de uma centena de artistas e já contou com a participação de nomes consagrados mundialmente. A última edição teve a presença da atriz e dançarina clássica Ana Botafogo, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que já se apresentou na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Em 2022, Ana levou suas alunas que tiveram uma boa aprendizagem nas técnicas de dança.
Desta vez haverá apresentações de três companhias especialmente convidadas para a abertura: a premiadíssima Focus Cia. de Dança, a Cia. Bemo, com Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, junto a Manuela Roçado, e a Cia. Tereza Petsold, primeiro grupo de dança profissional da Baixada Fluminense.
Nos dias seguintes, sábado e domingo, os espetáculos acontecem às 14h e às 19h. O primeiro horário está reservado para as escolas e academias de dança do município e adjacências; e o segundo para companhias convidadas pelo festival a estarem no palco, como Grupo Movimento, Nós da Dança, Petite Danse, Filhos do Samba e Samballet da Inclusão. O encerramento do evento ficará por conta da Escola de Samba União de Maricá.
O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, recorda o primeiro Bailarin Fest, em 2017, quando era coordenador de dança da pasta, e fala da emoção de estreia do projeto para o momento atual estando à frente da Secretaria. “A alegria é a mesma, mas a sensação de olharmos para trás e vermos que chegamos a uma sexta edição dentro dos objetivos sonhados, desde sempre, é bom demais”, destacou.
Bailarin Fest
Na edição de 2022, o projeto contou com 13 companhias de dança e a participação de cerca de 125 artistas, de diferentes cidades, mostrando a versatilidade dos diferentes tipos de dança em apresentações no palco da Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro. Ao todo, foram mais de 40 coreografias de sapateado, ballet clássico e contemporâneo, Kpop, dança do ventre e jazz.
O festival tem o objetivo de promover grupos e escolas de dança da cidade, além de estabelecer um intercâmbio cultural com outras cidades, criando-se, assim, espaços para outras artistas mostrarem os seus trabalhos.
Programação
Sexta feira (1/9)
19h – Abertura Bailarin Fest Convida
Cia Focus
Cia BEMO com Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal e Manuela Roçado
Cia Tereza Petsold
Sábado (2/9)
14h – VI Mostra Bailarin Fest
Apresentação de Escolas de Dança da Cidade e região.
19h – Bailarin Fest Convida
Cia de Dança Petite Danse
Cia Nós da Dança
Domingo (3/9)
14h – VI Mostra Bailarin Fest
Apresentação de Escolas de Dança da Cidade e região.
19h – Bailarin Fest Convida
Grupo Movimento
Cia de Dança Filhos do Samba
Cia de Dança Samballet da Inclusão
Encerramento União de Maricá
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).