16/10/2025 — 02:40
  (Horário de Brasília)

Maricá celebra 270 anos de devoção a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade

Evento religioso teve início às 6h com a tradicional alvorada e segue ao longo do dia com missas, procissão e shows católicos

Compartilhe

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Assuntos Religiosos, de Promoção e Projetos de Eventos e de Turismo, realizou nesta sexta-feira (15/08) a tradicional alvorada em homenagem ao Dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade. Neste ano, a celebração marca os 270 anos da santa como símbolo de devoção e da fé católica no município.

O evento teve início às 6h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, reunindo centenas de fiéis. Em seguida, os devotos seguiram em cortejo até a Igreja Matriz para a celebração da santa missa.

“Celebrar 270 anos da festa da nossa padroeira é mais do que relembrar uma tradição, é reafirmar nossa fé e nossa identidade como povo maricaense. É um momento de união, em que renovamos nossa confiança no amparo da Virgem Maria e pedimos para que ela continue nos guiando e protegendo”, afirmou o padre Wellington Dahan, pároco da igreja matriz.

Responsável pela organização da alvorada, Junior do Gás também destacou o envolvimento da população. “O sentimento é de gratidão e de alegria por ver a comunidade reunida desde cedo para homenagear nossa padroeira. É uma tradição que mantemos viva com muito carinho e devoção”, disse.

Para muitos devotos, como a moradora Maria das Graças, que vive há mais de 30 anos na cidade, o momento é de agradecimento e fé renovada. “Todos os anos venho agradecer pelas bênçãos recebidas. Nossa Senhora do Amparo sempre intercede por mim e pela minha família, e estar aqui é uma forma de retribuir todo esse amor”, declarou, emocionada.

As comemorações continuam na noite desta sexta-feira, com shows gratuitos de músicos católicos na Praça Conselheiro Macedo Soares. Às 19h30, o cantor Tony Allysson sobe ao palco, seguido por Juninho Cassimiro, às 21h. As apresentações prometem momentos de louvor para marcar a data especial.

Sobre a padroeira de Maricá

Nossa Senhora do Amparo é figura central na religiosidade e identidade cultural da cidade. Seu nome representa proteção, acolhimento e esperança oferecidos pela Virgem Maria àqueles que a buscam. A imagem da santa, com manto azul e olhar sereno, é um símbolo de fé para os moradores e gerações de devotos que mantêm viva essa tradição há 270 anos.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias