A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal, alcançou um marco inédito ao conquistar a 4ª colocação estadual no ranking de velocidade na abertura de empresas, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município avançou uma posição em relação ao levantamento anterior, figurando ainda em 15º lugar entre as cidades do Sudeste e na 118ª posição nacional, entre mais de 5 mil municípios avaliados.
O reconhecimento pela lista da CLP chega pouco tempo depois da Junta Comercial ter registrado um aumento de 23% no número de empresas abertas na cidade, em comparação a 2024. Com desburocratização e mais agilidade na abertura de novos negócios, os indicadores mostram que o município se tornou mais atrativo para investimentos.
“Esse resultado é fruto de uma política pública voltada à desburocratização, à modernização da gestão tributária e, sobretudo, à economia de tempo e de recursos. A integração entre os órgãos envolvidos na abertura de empresas e a simplificação dos procedimentos tornaram o município mais ágil e eficiente, reduzindo custos para quem empreende, fortalecendo o ambiente de negócios e contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda na cidade”, frisou a secretária de Gestão Tributária e Fiscal Lawrice Souza.
Os dados foram divulgados nos Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios, ferramentas do Centro de Liderança Pública. O ranking completo pode ser consultado no https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/. O objetivo é gerar bem-estar para a população a partir da publicação da capacidade dos estados brasileiros.





