22/08/2025 — 17:14
  (Horário de Brasília)

Maricá avança em projeto de construção de base para lançamento de foguetes

Técnicos da Codemar visitaram terreno de onde serão lançados pequenos satélites, nas Ilhas Maricás

Compartilhe

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), se reuniu nesta quinta-feira (21) com o presidente da Companhia de Desenvolvimento (Codemar), Celso Pansera, e o diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro, para discutir sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento do setor aeroespacial no município.

“O povo de Maricá vai trabalhar com alta tecnologia e ajudar a trazer o programa aeroespacial brasileiro para a cidade. A qualificação da mão de obra local será uma das prioridades do governo municipal. Está tudo caminhando”, disse Quaquá.

No momento do encontro, técnicos da Codemar faziam uma visita ao terreno onde será construída uma base de lançamentos espaciais no município. A área fica nas Ilhas Maricás e deve abrigar uma estrutura voltada ao lançamento de pequenos satélites.

De acordo com Celso Pansera, presidente da Codemar, o município leva vantagem na construção do Centro Aeroespacial pela geolocalização. “Aqui, em Maricá, o ângulo e a visibilidade para lançar satélites são muito bons. Existe um mercado muito grande para satélites e o Brasil tem estrutura para desenvolver isso”, explicou.

O projeto é parte de um plano maior: transformar Maricá em um polo de inovação e pesquisa aeroespacial a partir da instalação de um Complexo de Lançamento de Foguetes nas Ilhas Maricás. A ideia é atrair empresas do setor privado e criar um centro de formação para capacitar profissionais na área. 

“Nossos estudos estão apresentando resultados promissores e a viabilidade está ficando cada vez mais forte”, explicou o Brigadeiro José Vagner Vital, que liderou a visita técnica.

Fotos de Bernardo Gomes

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias