Maricá prosseguiu, na última semana, com as obras de contenção do Rio Mumbuca, que corta a região central da cidade, com colocação de pedras no leito. A ação é feita para evitar futuras erosões na rua que beira o canal e garantir a segurança da via pública para o tráfego de pedestres. O local foi afetado pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses.
Além disso, outras ações também tiveram prosseguimento, como a pavimentação na Rua 57, no loteamento Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu, e nas ruas 1 e São Jorge, no bairro Retiro. Outras frentes de obras estão na Rua Manacá, no bairro Condado, com instalação de redes de drenagem.
No Boulevard construído na Rua Juvenal José Bittencourt, no Centro, as equipes seguem com o serviço de nivelamento de solo e colocação de piso intertravado. O local de aproximadamente 1.400 metros quadrados será um novo espaço de convivência com amplo calçadão de passeio com paisagismo, mesas, bancos e acessibilidade para pessoas com deficiência. A previsão é que a obra seja concluída até o mês de maio.
Competição internacional de handebol de praia
Na Barra de Maricá, equipes da Somar realizam o nivelamento de solo para a instalação das arenas de handebol que serão montadas na Avenida João Saldanha. O local receberá duas grandes competições ainda neste mês de abril: a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia 2023, que acontece entre os dias 20 e 23 e a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), que será entre os dias 26 e 30/04.
Viaduto do Flamengo
Para a construção do elevado do Flamengo, estão sendo instalados os moldes das escamas de terra armada. São placas laterais, pesando em torno de 770 quilos cada uma, que vão compor a subida e descida do viaduto. Ao todo, serão colocadas mais de duas mil placas que sustentarão a estrutura.
O viaduto está sendo construído na saída do bairro Flamengo, no cruzamento da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) com a Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo (RJ-114), que dá acesso ao município de Itaboraí, e vai desafogar o trânsito para quem sai da cidade. A obra está na fase de instalação de rede de drenagem de aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão para diminuir o risco de alagamentos do entorno.
O novo elevado terá quatro faixas de rolamento (duas pistas de mão dupla), espaço para pedestres em uma área total de 136 mil metros quadrados. A obra contempla ainda a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado, e a construção de uma rotatória no entroncamento com a RJ-114. A intervenção abrange também urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de led.