Será alterada em Maricá, a partir desta segunda-feira (26), a estratégia de vacinação contra a Covid-19 no município. O objetivo é preservar as vacinas em estoque, além de evitar a perda de doses e o desabastecimento.
Com isso, a imunização das pessoas com 12 anos ou mais passa a ocorrer de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico, nas USF Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2 das 9h às 16h. Com isso, as USF Inoã 1, Mumbuca, Barra e Santa Rita deixam de ser polos de vacinação contra a Covid-19.
Além disso, a vacina Pfizer Pediátrica, direcionada às crianças de 5 a 11 anos, será disponibilizada em dias específicos nos polos infantis, sem necessidade de agendamento, como já é feito com as vacinas Pfizer Baby (seis meses a 4 anos) e Coronavac (3 a 11 anos). A partir dessa mudança, a vacinação dos pequenos acontece de forma unificada: às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quartas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Bambuí.
A secretaria de Saúde reafirma que as crianças de 5 a 11 anos devem receber duas doses da vacina, além de um reforço quatro meses após a segunda dose. Já o público de seis meses a 4 anos que iniciou a vacinação com a Pfizer Baby precisa receber um total de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda, além da administração de uma terceira dose após, no mínimo, oito semanas da segunda aplicação.
A população com 12 anos ou mais também deve procurar um dos polos para regularizar o esquema vacinal contra a Covid-19. Os adolescentes de 12 a 17 anos precisam receber duas doses da vacina e a dose de reforço. Já o público com idade a partir de 18 anos pode receber o reforço bivalente contra a Covid-19, sendo necessário ter recebido, no mínimo, duas doses das vacinas anteriores (monovalentes).
Lista atualizada dos polos de vacinação contra a Covid-19
Crianças de seis meses a 11 anos
— Segundas-feiras: USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 02), lote 13, quadra 04, casa 02, Itaipuaçu. (9h às 18h)
— Terças-feiras: USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n (ao lado do DPO). (9h às 18h)
— Quartas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello – Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)
— Quintas-feiras: USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h).
Pessoas a partir de 12 anos (adolescentes, adultos e idosos)
Segunda a sexta-feira
— USF Central: Rua Clímaco Pereira, nº 241, Centro (9h às 18h)
— USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu (9h às 18h)
— USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho (9h às 16h)
— USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã (9h às 16h)
— USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí (9h às 16h)
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.