Serão realizadas em Maricá, entre os dias 18 e 28 de setembro, as inscrições para o Casamento Comunitário. São 30 vagas para casais de todos os gêneros realizarem a união no estado civil. O município, por sua vez, encaminha os documentos ao cartório para isenção das taxas. A cerimônia religiosa e recepção dos casais estão previstas para 2024.
Para o cadastro, os noivos precisam comparecer no Núcleo LGBTQIA+ da Secretaria de Assistência Social para apresentação dos documentos e entrevistas com os profissionais do setor. O atendimento acontece das 9h às 15h30 na sede da secretaria, localizada na Rua Domício da Gama, em frente ao Cine Henfil, no Centro.
“Vamos selecionar 30 casais de baixa renda que desejam realizar o sonho do matrimônio. Nesse ano será feita a união no civil e em 2024 a cerimônia religiosa”, declarou o secretário Thiago Ribeiro.
Documentos para o Casamento Comunitário
Original e cópia
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento dos noivos;
- Comprovante de residência;
- Cadastro Único;
- Declaração do posto de saúde onde recebe atendimento;
- Declaração do CRAS onde recebe atendimento;
- Se divorciado, certidão de casamento anterior com averbação do divórcio. Se for viúvo, a certidão de óbito do cônjuge;
- Certidão de nascimento dos filhos adotivos, se houver.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).