Na manhã da última sexta-feira (10), cerca de 70 filhotes de tartarugas marinhas vieram ao mundo, nas areias de Rio das Ostras. Os ovos foram depositados pela mãe, uma tartaruga-cabeçuda (espécie Caretta caretta), na Praia do Remanso. Para proteger os filhotes, biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP/empresa Ambipar), capacitados pelo Projeto Tamar, e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras transferiram os ovos em segurança para a Praia Virgem, no dia seguinte.
O local da transposição foi isolado e sinalizado, longe da iluminação artificial e do trânsito de pessoas. O monitoramento do local, desde então, foi realizado diariamente pelo PMP e acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras.
NASCIMENTO – As tartarugas nasceram entre a madrugada e a manhã da última sexta. Munícipes praticantes da canoa havaiana acompanharam a movimentação dos cerca de 70 filhotes da areia em direção ao mar e divulgaram um vídeo pelas redes sociais.
No dia seguinte ao nascimento das tartarugas, técnicos do PMP/Ambipar retornaram ao local pela manhã para novamente isolar a área e possibilitar a abertura do ninho, que ocorreu no final da tarde do dia 11 de fevereiro, com a presença dos biólogos do PMP/Ambipar e da Secretaria de Meio Ambiente.
Naquele momento, ainda foram retirados mais seis filhotes do ninho e soltos na Praia. Foram recolhidos material para pesquisa e dados para monitoramento.
ANIMAIS SILVESTRES – Qualquer ocorrência relacionada a animais silvestres em Rio das Ostras deve ser imediatamente comunicada à Central da Secretaria de Segurança Pública/Guarda Municipal pelo telefone 153 ou pelo 0800-0226301 para que as providências necessárias sejam tomadas.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).