Maricá registrou 168 ocorrências durante os seis dias de carnaval na cidade. Entre os principais registros feitos pela Guarda Municipal estão 71 ações de meio ambiente, com a proibição de churrascos, veículos na areia, 30 auxílios à população, entre outras ações.
Além disso, agentes da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) encaminharam oito pessoas para 82ª Delegacia (Maricá) após flagrantes de crimes como violência contra mulher, desacato, entre outros.
Também foram registradas 175 notificações de trânsito e apreendidos 12 veículos por irregularidades diversas. Ao todo, 384 agentes da Seop, Guarda Municipal e do Proeis atuaram nos seis dias de folia e contaram com o apoio de 28 viaturas e uma base móvel.
“Foram muitas expectativas para este carnaval, em razão de ser o primeiro pós-pandemia. Nos preparamos para receber milhares de turistas e nosso balanço é de que foi um carnaval de muita festa, diversão e poucas intercorrências. Conseguimos dobrar o efetivo de Guarda Municipais nas ruas com a abertura de vagas no Regime Adicional de Serviço (RAS)”, ressaltou o secretário de Ordem Pública, Julio Cesar Veras.
Um levantamento feito pela Seop apontou que 204.500 mil veículos cruzaram as rodovias da cidade entre sexta-feira (17/02) e terça-feira (21/02). Os pontos com maior circulação de veículos foram a Serra do Calaboca com 123.411 veículos, seguido da Serra do Mato Grosso com 28.098 carros. Outros 34.461 mil passaram por Jaconé e 18.530 mil pela Serra do Lagarto.
Ações preventivas nas praias da cidade
Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizaram 26.194 ações preventivas com foco na segurança de banhistas nos 46 quilômetros de orla da cidade. Os guarda-vidas efetuaram 99 salvamentos no mar, evitando afogamentos, sendo a maioria de pessoas do sexo masculino com idades entre 13 e 20 anos.
Também foram identificadas 4.028 crianças e adolescentes nas tendas operacionais instaladas em Itaipuaçu, Barra de Maricá, Cordeirinho e Ponta Negra. Nesses locais, o trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Cinco crianças, com idades entre 2 e 12 anos que estavam perdidas, conseguiram encontrar suas famílias com o auxílio dos profissionais que estavam de prontidão.
O serviço de plantão 24 horas registrou 143 chamados devido aos ventos fortes e às chuvas que atingiram a cidade. A população foi avisada por SMS e por quatro boletins meteorológicos produzidos pelos especialistas. Já o setor de Combate a Incêndio e Vegetação Rasteira atuou em quatro ocorrências.
O serviço da Secretaria de Proteção e Defesa Civil foi intensificado no período de carnaval com emprego de 120 servidores com auxílio de seis quadriciclos e 15 viaturas.
“Nossa estimativa é de que cerca de 250 mil pessoas tenham visitado as orlas de Maricá até a quarta-feira de cinzas. As equipes atuaram muito e de forma preventiva, fazendo a orientação a banhistas e visitantes. O trabalho dos profissionais foi de excelência”, declarou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.
Fiscalização e orientação no trânsito
Agentes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) aplicaram 90 infrações por infrações diversas, a maioria por estacionamento irregular, estacionamento no passeio e falta de uso do capacete. A atuação contou com 138 profissionais, sendo 100 apoios ao trânsito, 26 agentes de trânsito e 12 profissionais em apoio operacional, além de 10 veículos.
A Sectran também efetuou a interdição de 76 vias em bairros como Itaipuaçu, Ponta Negra, Cordeirinho e Centro da cidade, auxiliando condutores e pedestres sobre o fechamento e as vias que poderiam ser utilizadas para passagem e estacionamento.
“Nós tivemos um carnaval muito movimentado na cidade, mas com o apoio das outras secretarias, conseguimos conduzir tudo da melhor maneira possível. Em alguns pontos, pessoas insistiam em parar na frente das garagens, por isso o número considerado de carros multados. De maneira geral, foi um carnaval bem sucedido” destacou o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção.
Mais de 40 mil garrafas de vidro recolhidas
Fiscais das Coordenadorias de Posturas estiveram presentes nos quatro distritos da cidade e realizaram a troca de mais de 43.500 mil garrafas de vidro por recipientes de plástico. “Foram aproximadamente 16 toneladas de vidros recolhidos e levados para um local seguro. Assim, tivemos uma grande festa, sem acidentes. Por isso, é muito importante, principalmente, neste período, realizarmos o trabalho de trocar vidros por recipientes de plástico. Vale ressaltar que isso se torna uma educação social, porque em pontos de grande aglomeração a não utilização de vidros é de suma importância”, explica o subsecretário de Transporte e coordenador de Postura dos 1º e 2º distritos, Claudio Monteiro.
A prevenção e orientação de moradores e turistas contou com muito diálogo e a mobilização de 45 fiscais de postura, 400 apoios, 12 agentes administrativos, dois operacionais, dois coordenadores e uma subsecretária atuando todos os dias em Itaipuaçu, São José do Imbassaí, no Parque Nanci, Centro, Araçatiba, Barra de Maricá, Rua 90 em Cordeirinho e na Orla de Ponta Negra.
Equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) removeram 1.606 toneladas de resíduos nos quatro distritos durante os dias de folia.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).