17/04/2025 — 09:03
  (Horário de Brasília)

Mais de 15 toneladas de entulho são removidas de bueiros após 10 meses de limpeza em Búzios

Segundo a Prefeitura, descarte irregular de lixo e restos de obras tem causado obstruções e risco de alagamentos

Compartilhe

A Prefeitura de Búzios retirou mais de 15 toneladas de resíduos sólidos de bueiros espalhados pelo município ao longo de dez meses de trabalho preventivo. A limpeza foi conduzida pela Secretaria de Saneamento e Drenagem, que identificou a presença de areia, brita, restos de obras e lixo doméstico como principais materiais obstrutivos nos sistemas de drenagem.

A iniciativa tem como objetivo reduzir os riscos de alagamentos durante o período de chuvas mais intensas, comuns nesta época do ano. Segundo a secretaria, a maior parte do entulho removido é resultado do descarte irregular feito por moradores e comerciantes. O acúmulo desse tipo de resíduo compromete o escoamento da água e aumenta a vulnerabilidade de diversos pontos da cidade a inundações.

De acordo com o secretário de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, a obstrução dos bueiros está diretamente relacionada ao comportamento da população em relação ao lixo urbano. “Quando resíduos de obras, lixo e terra são deixados nas calçadas ou jogados nas ruas, a chuva acaba levando tudo para os bueiros, provocando entupimentos e impedindo o escoamento adequado da água”, explicou.

O material recolhido está armazenado em um terreno da Prefeitura, e, segundo a gestão municipal, a quantidade acumulada reforça a importância do serviço contínuo de limpeza. O secretário destacou que o trabalho é realizado de forma permanente, e não apenas em dias de chuva.

A Prefeitura orienta os moradores a colaborarem com a manutenção da cidade, evitando o descarte de lixo e entulho em vias públicas. Em casos de bueiros obstruídos, a Secretaria de Saneamento pode ser acionada pelo telefone (22) 99753-1807. Já as denúncias de descarte irregular de resíduos devem ser feitas à equipe de Postura pelo número (22) 99725-6209.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias