back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioRegião dos LagosArraial do CaboMais 28 construções irregulares em área de proteção ambiental em Arraial do...

Mais 28 construções irregulares em área de proteção ambiental em Arraial do Cabo são demolidas

Ação nesta terça (7) visa coibir a ocupação irregular de áreas de proteção ambiental na área do PECS no bairro Sabiá

Em mais uma etapa da Operação Retomada, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) demoliram nesta terça-feira (6), 28 construções irregulares e não habitadas localizadas no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), no bairro do Sabiá, em Arraial do Cabo.

A ação, que visa coibir a ocupação irregular de áreas de proteção ambiental, já havia retirado outras 19 edificações no dia 25 de julho. As demolições são realizadas de forma sumária, com o objetivo de preservar a integridade do parque e garantir a proteção da fauna e da flora local, segundo o Insituto.

Conforme a Lei de Crimes Ambientais, construir em áreas não edificáveis ou no entorno é considerado um crime ambiental, sujeito a detenção e multa. A ocupação irregular dessas áreas causa diversos danos ao meio ambiente, como a destruição da vegetação nativa, a contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de aumentar o risco de deslizamentos e outros desastres naturais.

A Operação Retomada, coordenada pelos órgãos ambientais estaduais, tem como objetivo combater a ocupação irregular de áreas de proteção ambiental em todo o estado do Rio de Janeiro. As ações da operação incluem a demolição de construções irregulares, a remoção de lixos e entulhos, e a recuperação de áreas degradadas.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea reforçam a importância da preservação do meio ambiente e alertam para as consequências da ocupação irregular de áreas de proteção ambiental. Os órgãos continuam trabalhando para coibir este tipo de prática e garantir a proteção do patrimônio natural do estado.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo