A secretaria municipal de Saúde de Macaé abriu, nesta sexta-feira (24), um protocolo de investigação de dois casos suspeitos de infecção pela variante ômicron da Covid-19.
A investigação foi iniciada após a secretaria estadual de Saúde encaminhar, nesta sexta, notificação de suspeita da variante identificada por exames realizados por laboratório particular.
Os dados sobre os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 com indicação para a variante ômicron estão sendo mapeados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde.
Nos próximos dias, novo material dos pacientes será coletado pela Saúde e enviado ao Lacen, laboratório do governo do Estado que realiza estudos sobre variantes da Covid-19 junto aos pesquisadores da Fiocruz.
“Seguimos em alerta, mantendo atendimento, testando os casos suspeitos e encaminhando para o isolamento. O mais importante neste momento é conscientizar a população da necessidade de se manter o uso das máscaras, higienizar as mãos e completar o esquema vacinal contra a Covid-19”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Liciane Furtado.
A secretaria municipal de Saúde mantém a parceria junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o mapeamento de novas variantes da Covid-19 em circulação no município.
Ainda de acordo com o município, a Saúde reforçará o mapeamento e identificação de novos casos da variante ômicron.
*Com informações do G1.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.