InícioRegião dos LagosMacaéMacaé firma convênio para o retorno do Proeis

Macaé firma convênio para o retorno do Proeis

Muito pedido por vereadores macaenses nos últimos anos, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) vai voltar a funcionar na cidade de Macaé.

Em evento simbólico realizado na última sexta-feira (17), na sede da Guarda Municipal, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) assinou o termo de cooperação técnica para a reimplantação do Proeis, que não funcionava em Macaé desde 2013, quando o convênio foi desfeito.

Segundo a prefeitura, com a iniciativa, Macaé vai contar com mais 16 policiais militares por dia, com a proposta de reforçar o policiamento ostensivo em locais estratégicos, aumentando a segurança da população da cidade.

O Proeis é um convênio entre o governo estadual e os municípios que permite que as cidades fluminenses contratem policiais militares, nas suas horas de folga, para atender demandas da segurança nos municípios.

Ainda de acordo com a prefeitura, após a assinatura do convênio, a expectativa é de que o programa volte a funcionar em Macaé em até 30 dias. Para Welberth Rezende, o programa trará muitos benefícios para a cidade.

“Estamos formalizando o Proeis em Macaé. O programa vai reforçar a segurança em pontos cruciais da cidade, preferencialmente na região central do município”, comentou o prefeito após assinar o convênio.

O retorno do Proeis já havia sido anunciado por Welberth Rezende em outro evento, realizado em junho desse ano, em uma cerimônia de formatura da 1ª turma do Estágio de Motopatrulhamento (EsBaM).

De acordo com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), o tenente-coronel Fábio Corrêa, os convênios entre a Polícia Militar (PM) e as prefeituras têm sido estimulados pela Secretaria Estadual de Polícia Militar como estratégia de segurança pública.

“Parabenizo o poder público municipal por aderir ao programa. Quem ganha é a população”, avaliou o comandante do 32º BPM, que também é responsável pelo policiamento em Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu.

Com a assinatura do convênio, Macaé passará a ser a 4ª cidade da área do 32º BPM a contar com o acréscimo de policiais militares do Proeis, que já funciona em Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã, onde o termo de cooperação técnica foi assinado em abril desse ano.

“A Segurança Pública é uma demanda constante para a nossa população. Por isso, buscamos sempre a parceria do município com o Governo do Estado, através das polícias Civil e Militar, e também do Judiciário. A partir de agora, essa união será ainda mais fortalecida com a implantação do Proeis que, juntamente com a nossa Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Segurança Pública, vai atuar na proteção à nossa cidade”, falou a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (DEM), na época da assinatura.

Em Macaé, além do prefeito Welberth Rezende e do tenente-coronel Fábio Côrrea, que representou o 32º BPM, a prefeitura foi representada ainda pelo secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira; pelo secretário adjunto de Segurança, Everson Coriolano, e pelo comandante da Guarda Municipal, Robson Braga, além do vereador Luiz Matos (REPUBLICANOS), que representou a Câmara.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content