A cidade de Macaé terá a primeira Clínica do Emagrecimento do estado, voltada ao atendimento integrado de pacientes com obesidade. A nova unidade foi anunciada pelo prefeito Welberth Rezende (CID) nesta semana e será voltada prioritariamente a pessoas com obesidade mórbida.
Segundo a administração municipal, a clínica funcionará com equipe multiprofissional, formada por nutricionistas, médicos, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos. O atendimento seguirá os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas nacionais voltadas ao tratamento da obesidade crônica, não sendo aplicado para fins estéticos.
Durante o anúncio, a Prefeitura informou que a unidade também contará com um protocolo específico para o uso de medicamentos, como a caneta injetável que auxilia no controle do peso, respeitando as orientações médicas e critérios clínicos para sua distribuição.
A nova clínica também reunirá os programas da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e de Obesidade, atualmente separados. De acordo com o secretário de Saúde, Lucas Rodrigues, a iniciativa visa centralizar os atendimentos voltados a essa condição de saúde, que afeta diferentes aspectos da vida dos pacientes.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).