Um macaco bugio foi resgatado em Cabo Frio após receber uma descarga elétrica ao encostar na fiação de energia no loteamento Florestinha, por volta das 15h desta sexta-feira (28). A operação foi conduzida por agentes do grupamento marítimo e ambiental de Tamoios da Guarda Municipal.
Após o resgate, o macaco bugio, um adulto macho, foi levado para a Fazenda Campos Novos. O animal estava ativo, mas apresentava ferimentos nas patas. No final da tarde, ele foi transportado para o Instituto BW, localizado em Araruama.
Por volta das 18h30, o macaco foi entregue aos cuidados da veterinária do Instituto BW, onde receberá todos os cuidados necessários. O objetivo é garantir que o bugio possa retornar ao seu habitat natural o mais rápido possível.
O macaco bugio, também conhecido como guariba, é um primata de grande porte encontrado principalmente em florestas tropicais e subtropicais da América Central e do Sul.
Caracteriza-se pelo seu uivo poderoso, que pode ser ouvido a grandes distâncias e serve para demarcar território. Esse primata é conhecido por sua pelagem densa e cauda preênsil, que utiliza para se locomover pelas árvores.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.