A Enel Distribuição Rio realizou uma operação de combate a irregularidades no consumo de energia na Colônia dos Pescadores de Araruama. Durante a ação, foram removidas ligações irregulares em 11 estabelecimentos comerciais.
Segundo a concessionária, as infrações foram identificadas em peixarias, quiosques e restaurantes. As equipes constataram conexões feitas diretamente na rede de distribuição.
Após as inspeções, as ligações foram desfeitas e 10 locais tiveram o fornecimento suspenso. Oito deles não possuíam contrato com a distribuidora.
De acordo com a legislação, furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. A pena pode chegar a oito anos quando o crime envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário e metroviário.
Os responsáveis pelas ligações irregulares também podem ser cobrados pelos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período identificado.
A concessionária informou que as conexões irregulares podem provocar sobrecarga na rede e interrupções no fornecimento. A empresa estima que, sem o furto de energia, as tarifas poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.








