InícioRegião dos LagosCabo FrioLigações clandestinas de água são descobertas em condomínios em Cabo Frio

Ligações clandestinas de água são descobertas em condomínios em Cabo Frio

Em um dos locais, o medidor chegou a ser retirado e a ligação feita diretamente na rede. ‘Gato’ é considerado crime

Uma ação conjunta entre os setores de Leitura e Fiscalização da Prolagos, concessionária de água e esgoto da região, identificaram ligações clandestinas de água em dois condomínios de Cabo Frio: uma em um prédio em construção, no Centro, e outra no Braga. O ato foi identificado após agentes da concessionária detectarem discrepâncias no consumo registrado no hidrômetro. A irregularidade é considerada crime pelo código penal.

Em um dos locais, o medidor foi retirado e realizada uma ligação diretamente na rede. Os responsáveis foram multados e receberão cobrança retroativa referente aos meses de consumo indevido.

“Uma ligação fraudulenta pode causar impactos no abastecimento de água da cidade, além de haver o risco de contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição”, explica o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.

O chamado ‘gato de água’ é considerado crime pelo artigo 155 do Código Penal. Antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização.

A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo