Um leão-marinho da família Otariidae foi avistado na manhã desta quarta-feira (6) no canto esquerdo da Praia Grande, em Arraial do Cabo. O animal, um pinípede típico de águas mais frias, estava deitado na faixa de areia, provavelmente em descanso ou processo de recuperação, comportamento comum durante migrações sazonais.
Assim que o animal foi localizado, a Secretaria do Ambiente e Saneamento (SEMAS) realizou o isolamento da área para garantir a segurança tanto do leão-marinho quanto dos banhistas. Em seguida, a ocorrência foi atendida pelo Instituto BW, que enviou uma equipe de veterinários ao local para avaliar a situação.
A presença desses animais em praias da Região dos Lagos pode ocorrer em determinadas épocas do ano, especialmente quando se deslocam em busca de alimento ou para descansar ao longo da rota migratória. Apesar de chamarem atenção, especialistas reforçam que é fundamental manter distância.
“É essencial não se aproximar, tocar ou tentar alimentar o animal. Esses comportamentos, mesmo que bem-intencionados, podem causar estresse ou comprometer a recuperação do animal”, orientou a equipe técnica do Instituto BW.
As autoridades ambientais agradeceram à população pelo respeito e colaboração no isolamento da área e reforçaram a importância de acionar imediatamente os órgãos competentes ao avistar qualquer animal marinho na areia.
Caso encontrem esses animais, vivos ou mortos, os banhistas devem acionar imediatamente o PMP-BC/ES através do telefone 0800 991 4800. A mesma atitude deve ser adotada ao avistar tartarugas marinhas, outras espécies de aves marinhas e mamíferos marinhos nas areias das praias.
*Imagens: @day_fotografia
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.