As lagoas da Usina e de Geribá, em Búzios, poderão ser incorporadas ao Projeto Limpa Rio, iniciativa do governo estadual que busca desobstruir corpos hídricos e minimizar riscos de inundação, especialmente durante o período de chuvas intensas. Na última quinta-feira (24), uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizou uma vistoria nos locais, acompanhada dos secretários municipais Aziel Vieira (Saneamento e Drenagem), Evanildo Nascimento (Ambiente e Urbanismo), Lucas Lima (Obras e Projetos) e Marcelo Luiz Junior (Serviços Públicos).
A visita é um primeiro passo para avaliar a viabilidade de incluir as duas lagoas no projeto. De acordo com o secretário Aziel Vieira, a proposta é aprofundar as lagoas em até 60 centímetros e remover cerca de 30% da vegetação de taboa, o que ajudaria a evitar transbordamentos que têm afetado áreas vizinhas e levado água para as praias durante o verão. “Eles [INEA] têm balsas, guindastes e maquinário adequado para atuar dentro da lagoa, mas é um trabalho que exige estudos técnicos detalhados e aprovação ambiental”, destacou Vieira.
Para Evanildo Nascimento, secretário do Ambiente e Urbanismo, a inclusão das lagoas representa um ganho significativo para o município, tanto na prevenção de enchentes quanto na preservação ambiental. “A proposta é fazer realmente um aprofundamento da lagoa retirando sedimentos e com isso tendo um ganho de suporte nas grandes chuvas de verão. Estamos preparando a cidade, tanto a questão do ambiente, quanto todo suporte para evitar que o município sofra com grandes alagamentos no verão. Também preservar a qualidade de vida do entorno da lagoa, a fauna, flora. Temos muito sedimentos, há muitos anos que não tem manutenção, o Estado vindo dar essa parceria vai ser algo muito bom para a cidade, vamos ter um grande ganho ambiental”, afirmou.
A cidade está incluída no Projeto Limpa Rio, capitaneado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), em parceria com a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saneamento e Drenagem. O projeto já realizou intervenções em outras áreas de Búzios, como José Gonçalves, Cem Braças, Fazendinha e Rasa, desobstruindo canais e valas de drenagem.