InícioRegião dos LagosCabo Frio"LAGOA DE COCÔ": Moradores denunciam despejo de esgoto no Canal do Itajuru,...

“LAGOA DE COCÔ”: Moradores denunciam despejo de esgoto no Canal do Itajuru, em Cabo Frio

Flagrante foi nesta quinta-feira (11), no acesso ao Morro da Guia. Moradores afirmam que situação piorou depois de obras de revitalização no local

Um ponto de esgoto in natura foi flagrado na tarde desta quinta-feira (11) em Cabo Frio, próximo ao Morro da Guia, um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados na cidade. Vale pontuar que esta não é a primeira denúncia sobre o ocorrido e que o local foi revitalizado há menos de cinco meses.

Imagens mostram a água suja escorrendo por debaixo dos carros, passando pelo estacionamento do local e sendo despejado em um bueiro – que já está entupido. Por conta disso, a calçada da Rua Leblon, que fica em frente ao alvo da denúncia, fica tomada de uma água fétida.

Dali, o esgoto passa pelo canal do bueiro, se misturando com a água pluvial, e acaba sendo despejada no Canal do Itajuru, o que, consequentemente, polui a Lagoa de Araruama.

Durante o flagrante, moradores e pescadores se demonstraram revoltados com a situação, que, de acordo com relatos, “tinha melhorado e, depois das obras de revitalização, voltou muito pior”.

“(Piorou) desde quando eles fizeram a inauguração aí, estão mexendo no Morro da Guia. Eu não posso afirmar que é exatamente lá de cima, pode ser que seja de alguma casa também que esteja interligada aqui no bueiro e tá desembocando aqui esse esgoto insalubre, vocês podem até ver. (…) E isso aqui vai parar lá no canal né? Olha, aí (…) tá entupido, pra onde vai agora eu não sei, sei que tá empossado. Tá empossado aqui, o turista chegar aqui e ficar encantado com essa lagoa de cocô”, destacou Leonardo, que trabalha diariamente no local.

Em junho de 2023, ao RC24h, Leonardo denunciou a mesma situação. À época ele já dizia que o problema era recorrente e que acontecia há, pelo menos, seis meses.

Diante dos fatos, o Portal entrou em contato com a prefeitura, questionando sobre a denúncia. Em resposta, o município afirmou que uma equipe irá até o local nesta sexta-feira (12) para verificar a situação e identificar quais ações serão realizadas para sua solução.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo