back to top
22/11/2024 — 15:15
  (Horário de Brasília)

‘Justiça Eleitoral vai responsabilizar autores de notícias falsas com ou sem uso de IA nas eleições’, diz Moraes

Ao encerrar sessão plenária dessa terça (2), presidente do TSE destacou ações da Corte em combate à desinformação

Compartilhe

Nessa terça-feira (2), Dia Internacional da Checagem de Fatos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ressaltou, em sessão plenária da Corte, o aparato legislativo de resoluções e programas da Justiça Eleitoral para coibir a desinformação e as “fake news” durante as eleições municipais deste ano.

“(…) A Justiça Eleitoral vai responsabilizar todos os que desinformarem, que divulgarem notícias fraudulentas, com ou sem uso da inteligência artificial, nesse período eleitoral”, afirmou.

Moraes também reiterou o lançamento no TSE, em março, do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE): “O Centro já está operando, interligado on-line, 24 horas por dia, com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)”.

O CIEDDE une esforços também com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir desta quarta (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal passam a fazer parte da iniciativa por meio de acordos de cooperação técnica.

Kauã Barreto
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo