04/12/2025 — 10:17
  (Horário de Brasília)

Justiça do RJ ouve Glaidson e Mirelis em audiência da falência da GAS Consultoria nesta quinta (4)

Oitiva busca esclarecer existência de bens não declarados e pode influenciar ressarcimento de mais de 62 mil credores do Faraó dos Bitcoins

Compartilhe

A Justiça do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (4), às 11h, uma audiência a portas fechadas no processo de falência da GAS Consultoria, empresa que integrou o esquema de investimentos atribuído a Glaidson Acácio dos Santos, o “Faraó dos bitcoins”. A companhia foi um dos alvos centrais de investigações sobre um dos maiores golpes com criptomoedas do país.

O processo falimentar acompanha a identificação de bens e ativos que possam ser usados para reparar parte das perdas de milhares de investidores. A GAS chegou a movimentar mais de R$ 38 bilhões e acumula uma dívida estimada em cerca de R$ 3,724 bilhões, envolvendo 62.608 credores.

A oitiva desta quinta deve reunir Glaidson e a ex-sócia e mulher dele, Mirelis Diaz Zerpa, com o objetivo de apurar a existência de bens ainda não informados à Justiça. Essas informações podem alterar o valor da massa falida e influenciar no possível ressarcimento aos credores. A audiência ocorre exclusivamente no âmbito cível e não interfere diretamente nos processos criminais que já levaram à condenação do Faraó dos Bitcoins a 19 anos e 2 meses de prisão por organização criminosa e corrupção ativa.

Durante a sessão, o juiz também poderá avaliar a disposição do casal em participar de uma mediação civil, hipótese mencionada pelo próprio Glaidson em fala à CPI das Pirâmides Financeiras, em 2023, como uma possível via para tentar indenizar os investidores atingidos.

No campo criminal, o Faraó está preso desde 25 de agosto de 2021, após ser detido na Operação Kryptos, acusado de comandar uma pirâmide financeira baseada em criptomoedas. Ele também responde a processos que investigam homicídios e tentativas de homicídio ligados a disputas no mercado cripto. Atualmente, está no Complexo Penitenciário de Bangu.

Mirelis Diaz Zerpa foi presa em janeiro de 2024 em Chicago, nos Estados Unidos, também no âmbito da Operação Kryptos, e passou a responder aos processos brasileiros após a extradição.

aaaaaaaaaaaa
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias